Qual é a organização mais importante para a economia brasileira?

Perguntado por: amoraes2 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 4 votos

O MERCOSUL é o grande expoente brasileiro no cenário internacional, nas relações econômicas e até mesmo políticas, possibilitando uma maior estrutura de negociação ao gozar do status de bloco econômico.

Economia do Brasil Atual
Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais.

Mercado Comum do Sul

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano criado em 1991. São membros fundadores do bloco Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O que é a OCDE? A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é um organismo formado por 37 nações, que se reúnem para trocar experiências e elaborar diretrizes em diferentes áreas que impactam a economia mundial.

A certificação OEA é um passo muito importante para quem atua com comércio exterior. O ingresso no programa é um reconhecimento de segurança, comprometimento e qualidade para os agentes do transporte de cargas internacional.

O que realmente move a economia não é o consumo, mas a poupança, ou seja, o dinheiro que realmente existe na economia. O cidadão poupa, e esse dinheiro poupado pode ser usado para investimentos. A riqueza é gerada com a aplicação correta do investimento na otimização dos recursos.

A maior participação do PIB continua sendo de São Paulo, com 31,2%, seguido de Rio de Janeiro (9,9%) e Minas Gerais (9%). Os outros estados do Sul aparecem com 6,2% (Rio Grande do Sul) e 4,6% (Santa Catarina).

O Ministério da Economia é o principal órgão relacionado ao planejamento econômico do país e é responsável pela gestão, planejamento e execução da política fiscal do país.

O setor primário é composto pelas atividades agropecuárias e extrativas, como a mineração e o extrativismo vegetal. Considera-se também que o processo de embalagem e transferência de mercadorias originárias desse setor, para o mercado ou para as indústrias processadoras, faça parte do setor primário.

Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo. Inclui o comércio e a prestação de serviços.

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos:

  • Setor Primário: extração de matérias-primas.
  • Setor Secundário: indústria.
  • Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

Os principais blocos econômicos mundiais são: Mercosul, União Europeia, USMCA · APEC, Comunidade Andina de Nações, ASEAN, SADC.

1 - Mercosul (ACE-18)
Vamos começar falando do principal acordo comercial brasileiro: o Mercosul.

Efetivada em 1992, a União Europeia é o bloco formado por 27 países europeus. Trata-se do maior bloco do mundo em número de membros, volume de vendas e PIB. É também o bloco econômico mais antigo, pois começou a se formar ainda na II Guerra Mundial, nos anos 1940, com o Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).

A OCDE no Brasil faz parceria com o MEC.
A promoção de políticas públicas que visam a melhorar a qualidade da educação no país é o principal objetivo dessa relação. A fim de auxiliar na análise do sistema educacional, criou-se em 1997 o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Participação no grupo impulsiona reformas e deve fazer economia ter adicional de crescimento de 0,4% ao ano. O Brasil é 1 dos 6 candidatos a iniciar o processo de entrada na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 2022. O organismo internacional reúne 38 países, entre os mais ricos do mundo.

Embora não seja membro da OCDE, o Brasil pode participar de Comitês da Organização e de inúmeras instâncias de trabalho. O País tem integrado as atividades da Organização e de seus órgãos técnicos, sobretudo dos comitês técnicos, reuniões de grupos de trabalho e seminários, com a presença de especialistas brasileiros.

Entre os objetivos da OEA estão a cooperação entre os seus membros, a consolidação e promoção da democracia representativa, bem como do desenvolvimento dos países-membros, e a garantia da soberania, paz e justiça entre os Estados americanos, conforme descrito na Carta da OEA.

A. OBJETIVOS
A Organização dos Estados Americanos (OEA) é uma organização internacional criada pelos Estados do Continente americano[1] a fim de conseguir uma ordem de paz e de justiça, promover sua solidariedade e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência (artigo 1 da Carta da OEA).

Essa organização tem desenvolvido projetos para garantir a paz e a segurança continental, solucionar problemas políticos e econômicos, discutir ações para promover o desenvolvimento econômico e social, organizar ajuda humanitária em caso de catástrofes, entre outras ações.