Qual é a organela responsável pelo processo da fotossíntese?

Perguntado por: ifreitas6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

cloroplasto

O cloroplasto é um tipo de cromoplasto especial: ele é verde, porque contém clorofila, e famoso por ser a organela responsável pela fotossíntese, processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento.

OS CLOROPLASTOS UTILIZAM A LUZ DO SOL PARA FIXAR CARBONO
Estas organelas realizam a fotossíntese, processo que apresenta reações fotodependentes, aqui referidas como “fase clara”, e reações fotoindependentes, aqui referidas como “fase escura”.

Fotossíntese é o mecanismo vital pelo qual plantas, algas e certos procariontes transformam luz solar em energia química. Esta energia é usada para produzir compostos orgânicos, utilizando água e dióxido de carbono como base.

A fotossíntese é dividida em dois processos básicos: reação luminosa e reação de fixação de carbono.

Os ribossomos são as estruturas responsáveis pelo processo de síntese proteica. Eles estão presentes em células procarióticas e eucarióticas, sendo encontrados em maior quantidade em células nas quais há uma intensa síntese de proteínas.

Lisossomo é uma organela celular encontrada apenas em células eucarióticas que atua na digestão intracelular, garantindo a degradação de materiais capturados pela célula, bem como a reciclagem de alguns componentes celulares (autofagia).

As principais funções que podem ser atribuídas aos vacúolos de suco celular são a de armazenamento de substâncias, controle osmótico, manutenção do pH da célula, digestão de componentes celulares, pigmentação de flores e frutos e defesa contra patógenos e herbívoros.

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, que são organelas presentes nas células dos organismos eucariontes fotossintetizantes. Essas organelas armazenam os pigmentos fotossintetizantes, que são responsáveis pela absorção da luz. Existem diversos tipos de pigmentos fotossintetizantes, como clorofilas e carotenoides.

Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.

As mitocôndrias são organelas presentes em praticamente todas as células eucarióticas, incluindo as células humanas. Elas são conhecidas como a "central energética" da célula, pois são responsáveis por produzir a maior parte da energia necessária para o funcionamento celular através da respiração celular.

As plantas capturam a energia do sol e a usam para formar moléculas orgânicas essenciais à vida. Esse processo, a fotossíntese, requer o pigmento verde clorofila, que está presente nas folhas.

mitocôndrias

O processo de respiração celular ocorre em organelas denominadas mitocôndrias.

Algas fossilizadas com mil milhões de anos ajudaram na investigação sobre a origem da fotossíntese. Concluiu-se agora que o processo terá começado há 1250 milhões de anos. Numa ilha do Canadá encontram-se os fósseis de algas mais antigos que se conhecem.

Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos. A fotossíntese é a principal responsável pela entrada de energia na biosfera e é realizada por organismos denominados fotossintetizantes, como plantas e algas.

Os alimentos das plantas são fornecidos pelo solo, que, além de sustentá-las, é o depósito das substâncias das quais os vegetais se alimentam.

São estruturas responsáveis por digerir diversas substâncias, visto a quantidade de enzimas que contém. O que os difere dos lisossomos é o tipo de enzima que apresentam (enzimas oxidases).

Ribossomos

Ribossomos. Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas.

No nucleoide, são encontrados todos os genes necessários para que a célula seja capaz de realizar suas atividades, ou seja, é nesse local que se encontra a informação genética essencial para a sobrevivência do organismo.