Qual e a organela responsável pela digestão celular?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

lisossomos

Os lisossomos são organelas que apresentam em seu interior grande quantidade de enzimas digestivas.

A digestão intracelular inclui a degradação de partículas alimentares ingeridas para produzir moléculas ricas em energia – heterotrofia, e a reciclagem de estruturas celulares providenciando moléculas estruturais reutilizáveis na síntese de novos organelos – autofagia.

Qual a função dos lisossomos? Lisossomos são organelas que atuam na digestão intracelular, ajudando, por exemplo, na degradação das moléculas captadas pelas células.

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...

As mitocôndrias são as organelas celulares mais importantes para a realização dos processos metabólicos de uma célula. Está presente em praticamente todos os organismos eucarióticos, como fungos, plantas, animais e a maioria dos protozoários.

O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. Além disso, essa estrutura armazena cálcio, servindo como uma fonte de armazenamento intracelular.

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Além da síntese proteica, o retículo endoplasmático rugoso atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas. As células acinosas do pâncreas e os plasmócitos são exemplos de células ricas nesse tipo de organelas.

Ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas. Palavras-chave: organelas, partículas, lisossomo, Complexo Golgiense, retículos endoplasmáticos.

Ela pode ser classificada de duas maneiras: heterofagia ou autofagia.

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas, localizadas no citoplasma de células eucarióticas e que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. São exemplos: núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, cloroplasto e vacúolo.

Os ribossomos atuam na síntese de proteínas, sendo, portanto, encontrados, em maior quantidade, em células com altas taxas de síntese proteica, como as células do pâncreas.

Função do cloroplasto
Os cloroplastos são organelas celulares que participam do processo de fotossíntese, que consiste no processo de formação de carboidratos utilizando gás carbônico e água na presença de luz.

O peroxissomo, organela esférica rica em enzimas oxidativas, está presente nas células eucarióticas. As células eucarióticas apresentam membrana nuclear e uma grande quantidade de organelas citoplasmáticas. Entre elas, destaca-se o peroxissomo, uma organela esférica descoberta no início da década de 60.

O retículo endoplasmático liso está relacionado com diferentes processos, a depender da célula na qual se encontra. Em células produtoras de hormônios esteroides, como as células das glândulas suprarrenais, o retículo endoplasmático liso apresenta papel essencial na síntese desses hormônios.

Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular.

São organelas citoplasmáticas localizadas nas proximidades do núcleo, dispostos aos pares e perpendicularmente um do outro. São responsáveis pela formação dos cílios e flagelos e pela organização do fuso acromático durante a divisão celular.