Qual e a ordem de prioridade nas operações matemáticas?

Perguntado por: nvilela . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

A ordem das operações é uma regra que indica a sequência correta de etapas para o cálculo de uma expressão matemática. Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).

1º Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

Deve -se resolver primeiro a multiplicação ou divisão. Deve-se manter a ordem dos elementos, por exemplo, se vier multiplicação primeiro e depois divisão, você deve resolver primeiro a multiplicação, e vice-versa. E após resolver todas as divisões e multiplicações, você resolve as adições e subtrações.

Propriedade comutativa da adição
Como o próprio nome já diz, essa propriedade nos garante que é possível realizar a adição das parcelas, independentemente da ordem delas. Veja: Observe a adição entre números 3 e 4. Veja que, independentemente da ordem, o resultado sempre será o mesmo.

Existem algumas propriedades na adição, são elas: comutativa, associativa, existência de um elemento neutro, e existência de um elemento oposto.

Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

Portanto, aquilo que faz sentido nas expressões aritméticas é fazer em primeiro lugar as multiplicações e as divisões, porque para eu fazer esses produtos não preciso de pedir "autorização" ao resto da expressão aritmética; ao passo que para fazer as somas e as subtracções, essas operações só fazem sentido se os ...

Primeira Regra: Toda expressão numérica deve ser resolvida da esquerda para a direita. Segunda regra: Em uma expressão numérica, resolvemos primeiro os termos que estão entre parênteses; depois, os que estiverem entre os colchetes e, por último, o que estiver entre as chaves.

Conheça as principais leis matemáticas na ciência de dados

  • Lei de Benford. A lei de Benford ou lei do primeiro dígito, como também é conhecida, é uma das leis matemáticas úteis no trabalho de um cientista de dados. ...
  • Lei dos grandes números. ...
  • Lei de Zipf.

As operações devem ser resolvidas na seguinte ordem: potenciação e radiciação; multiplicação e divisão ; adição e subtração.

Resumidamente, pode-se dizer que para fazer regra de três na calculadora, basta multiplicar os valores conhecidos e depois dividir pelo valor desconhecido, utilizando as operações básicas de multiplicação e divisão. O resultado final será o valor desconhecido da proporção estabelecida.

O primeiro e o segundo termo numérico da multiplicação são chamados de fator, já o resultado da multiplicação recebe o nome de produto.

Suas principais áreas de estudo são a aritmética, álgebra, geometria e estatística. É utilizada de maneiras diversas no cotidiano e em profissões de diferentes áreas.

Em uma expressão, seja numérica ou algébrica, devemos sempre efetuar as operações da esquerda para direita, na ordem em que elas aparecerem, seguindo as prioridades: Primeiro: Multiplicação e divisão. Depois: Adição e subtração.

O conceito da palavra prioridade já é “o que vem antes”, ou seja, em primeiro tempo, a quem devo dar maior importância, o que escolho realizar antes, deixando as outras coisas para mais tarde ou para outras pessoas.