Qual é a ordem correta de lavar a louça?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Ordem correta

  1. Copos. Você pode começar por copos e taças, pois geralmente não estão muito sujos ou engordurados. ...
  2. Talheres. Os talheres vêm em seguida, porque também não acumulam tanta sujeira e ocupam um espaço pequeno no escorredor. ...
  3. Pratos. Se você conseguiu deixar os pratos de molho, isso é ótimo! ...
  4. Panelas e travessas.

O lado amarelo da esponja é o mais macio e indicado para limpar qualquer tipo de superfície que não possa ser riscada. É indicado para panelas de inox, antiaderentes, potes de vidro, recipientes de plástico etc.

Como lavar lençol antes de usá-lo pela primeira vez
Embora os jogos de cama venham embalados da fábrica, eles devem, sim, ser lavados antes do primeiro uso. Primeiro de tudo, é uma questão de higiene.

Confira 5 truques sobre faxinar a cozinha rápido e economizar...

  1. Sempre comece de cima para baixo. O ideal é sempre começar a limpar de cima para baixo. ...
  2. Tenha produtos eficientes. ...
  3. Limpe o interior e as portas dos armários. ...
  4. Varra o chão e passe pano. ...
  5. Crie hábitos de limpezas diárias.

A conclusão é que quanto mais você deixa pratos sujos na pia, mais tempo e ambiente propício os microrganismos terão para se desenvolver. No caso de pessoas que deixam os utensílios de cozinha “marinando” em água morna, o resultado pode ser uma produtiva sopa de bactérias.

1) Para organizar os pratos, é só inserir nos espaços dedicados a eles no escorredor. Nesses mesmos lugares é possível encaixar os pratos de sobremesa e pires. Para facilitar, é melhor organizar dos maiores para os menores. 2) Um escorredor com acessórios conectados, como porta-talheres, facilita a organização.

Não é mito. Como disse o Maurício Kataoka deixar a louça suja durante a noite permite que uma série de "convivas" se alimentem desses restos enquanto durmimos, o que não é muito salutar para nós. Além disso, se deixares o restos de comida durante a noite, eles vão secar agarrados ao prato, tacho, etc.

Organize a louça
Coloque os talheres de molho na água com detergente e um pouco de vinagre. Tire os restos de comida dos pratos e da pia, deixe tudo de molho no detergente e comece a arrumar o resto da cozinha. Quando terminar, enxague e lave tudo muito bem e organize a louça no escorredor.

Veja a seguir algumas dicas práticas:

  1. Retirar o lixo.
  2. Limpar e desinfetar pias e vasos.
  3. Passar pano úmido com água sanitária no piso.
  4. Jogar água sanitária dentro do vaso e dar descarga.
  5. Secar pias e móveis para evitar o acúmulo de água.

Já o lado amarelo é utilizado para a espuma supermacia. Esse lado pode ser usado normalmente para o restante dos utensílios. Alguns exemplos de utensílios que podem ser lavados com o lado amarelo são: copos vidro, panelas antiaderentes, panela inox e recipientes de plástico.

Seguindo essa linha, a recomendação geral de fabricantes e microbiologistas é que as esponjas de cozinha devem ser trocadas no máximo entre 10 a 15 dias, porém, a prática ideal é que sejam substituídas uma vez por semana em casas em que se lava louças duas vezes ao dia, em média.

Na prática, o lado mais abrasivo da esponja (normalmente verde), serve para limpar utensílios que estão muito sujos. Pode ser usado em panelas, talheres e grelhas, já que sua característica ajuda a limpar melhor superfícies metalizadas.

6- Misturar com outras peças
Toalhas devem ser lavadas sempre juntas. Não misture com lençóis, roupas e outros itens.

Toalhas de banho: não é indicado lavar toalhas de banho com outras peças, pois estas podem soltar fios que ficarão grudados em outras roupas. Além disso, na lavagem de toalhas de banho, rosto e piso, enquanto novas, não é recomendada a utilização de amaciantes, pois podem inibir a capacidade de absorção dos tecidos.

Semanalmente: lençóis e fronhas. A cada três usos: pijamas, sutiãs, saias, vestidos, calças sociais, bermudas. A cada quatro usos: blazers, malhas de lã, jeans. Duas vezes por estação: Casacos pesados.

O lugar mais sujo da cozinha: o ralo da pia.
Pois, bem! A verdade é que, apesar de muito fluxo de água, os alimentos ainda tendem a ficar presos ao redor do ralo (junção da pia e do balcão) e da tampa do triturador de lixo. Torneiras e maçanetas são outros locais onde a sujeira pode se acumular.

Coloque metas para otimizar o trabalho, estipulando o tempo que terá para realizar cada tarefa, por exemplo:

  1. Lavar as louças em 15 minutos.
  2. Organizar os cômodos e limpar os móveis em 1h.
  3. Varrer e aspirar em 30 minutos.
  4. Organizar as roupas em 30 minutos.
  1. Faça uma limpeza geral na sua cozinha. ...
  2. Desapegue do que você não usa. ...
  3. Tenha de fácil acesso o que você mais usa. ...
  4. Separe os itens por categorias. ...
  5. Invista em prateleiras, nichos ou cestos. ...
  6. Use ganchos na parede para utensílios. ...
  7. Aposte em um organizador de pratos e talheres. ...
  8. Tente manter uma rotina de organização.