Qual é a oração principal é qual é a oração subordinada?

Perguntado por: lpaiva . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

Um período composto por subordinação geralmente apresenta uma oração principal e uma oração subordinada. A oração principal tem sentido completo mesmo estando sozinha no enunciado. Já a oração subordinada depende sintaticamente de outra oração que ajuda a subordinada a fazer sentido. Nós sairemos amanhã, se não chover.

- As orações subordinadas adjetivas explicativas vêm sempre demarcadas pela vírgula. Ex: Dom Casmurro, obra de Machado de Assis, é uma excelente opção de leitura. Oração principal | subordinada explicativa | oração principal. Geralmente, recomenda-se o uso da vírgula em todas as orações subordinadas adverbiais.

Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais.

Orações subordinadas são orações que desempenham uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu significado e sendo dependente dela. Exemplo: Espero que você chegue. No exemplo acima temos duas orações: “Espero” e “que você chegue”.

O cristianismo tem 5 principais tipos de oração. “Os cinco principais tipos de oração são a benção, a adoração, a oração de súplica e de intercessão, a oração de ação de graças e a oração de louvor” (YOUCAT 483).

Veja um exemplo para entender melhor: “É importante que as pessoas valorizem a leitura”. Nessa frase, a oração principal é o trecho “é importante”, já que contém um verbo e será complementada pela oração seguinte. Já o trecho “que as pessoas valorizem a leitura” é a oração subordinada substantiva.

Oração subordinada substantiva predicativa
É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. Nosso maior desejo é que todos sejam aprovados.

As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.

Oração subordinada é a que completa o sentido da oração principal, exercendo uma função sintática de substantivo, adjetivo ou advérbio. Para entender o que é oração subordinada, é preciso ter em mente que ela não pode ser compreendida sem a oração principal, pois é dependente dela.

As orações subordinadas substantivas são classificadas em seis tipos: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.

g) Orações subordinadas adverbiais finais: Expressam finalidade, objetivo ou fim. São introduzidas pelas locuções conjuntivas para que, a fim de que. Exemplo: Preparamos muita comida a fim de que todos possam se alimentar.

Período Composto por Coordenação e Subordinação
Exemplo: Enquanto ela falar, ficarei em silêncio e prestarei atenção nas suas palavras. “Enquanto ela falar,” é a oração subordinada. “ficarei em silêncio” é a oração principal.

Como rezar: os 5 tipos de oração cristã

  • A oração de bênção e adoração. A bênção é o movimento básico da oração cristã: é o encontro de Deus com o homem, ou seja, do dom de Deus com o acolhimento do homem. ...
  • A oração de petição. ...
  • A oração de intercessão. ...
  • A oração de ação de graças. ...
  • A oração de louvor.

Oração é uma frase que sempre contém um verbo ou uma locução verbal (dois ou mais verbo que equivalem a um só) e é formada por sujeito e predicado, ou apenas por predicado. Exemplos: Temo pela sua saúde. (Contém uma oração, cuja mensagem transmitida gira em torno do verbo temer.)

As orações são classificadas como coordenadas quando são independentes entre si, ou seja, quando não precisam de outra oração para serem completamente compreensíveis. Mesmo que apareçam junto de outra oração, podem ser entendidas sem ela. Veja: Comi o almoço e descansei depois.

Pois bem, dentro de uma frase podemos ter uma ou mais orações. Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem a função de adjetivo. Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.), os quais exercem a função de adjunto adnominal do termo anterior.

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples. Quando coordenada ou subordinada, trata-se de período composto, isto é, há uma oração e, por isso, mais de um verbo ou locução verbal na estrutura sintática.

ORAÇÃO AVE MARIA. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus , rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.