Qual é a obra mais conhecida de Miguel de Cervantes?

Perguntado por: aveloso8 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Dom Quixote de La Mancha

Em 1605, publicou a primeira parte de seu livro mais célebre, Dom Quixote. A obra conta as aventuras de Dom Quixote de La Mancha, um fidalgo cavaleiro medieval, ao lado de seu cavalo Rocinante e de seu fiel amigo e escudeiro, Sancho Pança. A segunda parte foi lançada em 1615 e, desde então, ganhou o mundo.

Os doze textos foram publicados juntos, em 1613, com o título de Novelas exemplares de honestíssimo entretenimento. Uma obra madura, em que o escritor demonstra ter adquirido plena habilidade de sua arte.

A importância de Dom Quixote de la Mancha na literatura reside, entre outras coisas, no fato de ele satirizar um modelo de literatura que havia sido usado por muitos anos, os romances de cavalaria, também se tornando o primeiro romance moderno e exercendo uma influência realmente importante na narrativa europeia ...

Dom Quixote de la Macha
O clássico de Miguel de Cervantes é considerado o expoente máximo da literatura espanhola e, em 2002, foi eleito por uma comissão de escritores de 54 países o melhor livro de ficção de todos os tempos.

Miguel de Cervantes

A história relata os feitos de um ingênuo e fidalgo cavaleiro medieval, Dom Quixote. Ao lado dele, estão seu cavalo Rocinante e seu fiel amigo e escudeiro: Sancho Pança. Ávido leitor dos romances de cavalaria, Dom Quixote cria seu próprio mundo ao se lançar em diversas aventuras.

A obra narra as aventuras e desventuras de Dom Quixote, um homem de meia idade que resolveu se tornar cavaleiro andante depois de ler muitos romances de cavalaria. Providenciando cavalo e armadura, resolve lutar para provar seu amor por Dulcineia de Toboso, uma mulher imaginária.

O Quixote não morreu. Para o argentino, Borges, nas últimas páginas desse memorável livro Cervantes e Quixote se perdoam. O autor e a personagem se fundem. Na cena, ao lado do cavaleiro da triste figura, um médico, um bacharel, um barbeiro, a ama, a sobrinha, e Sancho, o escudeiro, sempre ao lado da cabeceira da cama.

No livro, Dom Quixote representa o lado espiritual e nobre da natureza humana, o amor do honesto e do ideal, tão valorizado nos tais romances de cavalaria. Já o cavaleiro Sancho Pança, cheio de responsabilidades e preocupações, vivia num mundo oposto ao de seu amigo.

Rocinante era o famoso cavalo de Dom Quixote de La Mancha, personagem do romance de Miguel de Cervantes y Saavedra, escritor espanhol falecido já em 1616. A origem de seu nome vem de Rocim, que significa Pileca, cavalo fraco e pequeno.

Miguel de Cervantes Saavedra

Miguel de Cervantes Saavedra (Alcalá de Henares, 29 de setembro de 1547 – Madrid, 22 de abril de 1616) foi um romancista, dramaturgo e poeta castelhano.

Assim era Dom Quixote, leitor de muitos livros. Inspirado nos heróis de cavalaria, transformou-se em cavaleiro andante que com Sancho Pança, seu fiel escudeiro, colocou em prática seu maior sonho: consertar o mundo, nem que perdesse a própria vida.

Dom Quixote é um herói épico improvável. Cervantes é muito inteligente em usar muitos dos elementos da narrativa épica, mas com um personagem principal que não é heróico.

Enquanto Quixote é sonhador e fantasioso, Sancho Pança é realista e sério. Mas na medida em que o relato avança ele vai se perdendo cada vez mais, e, aos poucos, vai aceitando os "delírios" do cavaleiro de quem é o fiel escudeiro.

Quais são os maiores clássicos da literatura mundial?

  • 1 - Mocy Dick, 1851 - Herman Melville. ...
  • 2 - Romeu e Julieta, 1597 - Willian Shakespeare. ...
  • 3 - A Divina Comédia, 1472 - Dante Alighieri. ...
  • 4 - A Odisseia, século 8 a.C - Homero. ...
  • 5 - O jogo da amarelinha, 1963 - Cortázar.

1. Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Dulcinéia

Logo na primeira aventura, Dom Quixote é espancado por um grupo de viajantes que reagiram a fúria do cavaleiro por causa de uma brincadeira que eles fizeram com o nome de Dulcinéia.

Dom Quixote "lê" os moinhos de vento como se fossem gigantes e, logo depois, como se fossem moinhos de vento mesmo, para que o leitor faça o mesmo com a ficção de que fazem parte tanto o personagem quanto, enfim, o próprio leitor.

Rota de Dom Quixote. Seguindo as pegadas de um dos melhores romances da história. Não exageramos ao afirmar que Dom Quixote de la Mancha é um dos livros mais famosos de toda a história da literatura.