Qual é a nossa verdadeira voz?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Ou seja, o indivíduo, assim como os demais, escuta a voz apenas por intermédio da via aérea. “Então, a nossa verdadeira voz é a voz que está gravada”, afirma o fonoaudiólogo.

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popular- mente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, que é o com- bustível para o som.

Basicamente, diferenças nas pregas vocais e no formato anatômico da região que vai da laringe à cavidade nasal. A voz é uma das características mais exclusivas que a gente tem, tanto que até mesmo gêmeos idênticos possuem vozes distintas. O som que fazemos para falar varia conforme movimentamos as pregas vocais.

Aquecer e esfriar.
Não tenha medo de emitir sons enquanto aquece a voz. Faça barulhos com a boca fechada, roncos suaves nos lábios ou trinados na língua. Somente quando você sentir que seu rosto, boca e voz estão se soltando, você deve começar a cantar notas reais.

Por causa de suas paredes ladrilhadas, o banheiro normalmente é o lugar da casa que tem a melhor acústica. Ao contrário do que acontece com materiais porosos, a superfície dura e lisa dos azulejos reflete o som por inteiro – em vez de absorver parte dele.

Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.

Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

Tecnicamente falando, canta melhor quem possui domínio da voz e canta sem esforço, dominando toda a técnica vocal como, por exemplo, ter controle de suporte, de tons diretos, e com vibratos, trinados e cores vocais, dicção eficiente etc…

Como funciona o aparelho fonador
O ar sai dos pulmões, penetra na traqueia e chega à laringe, onde se modifica ao passar pelas chamadas pregas vocais (ou cordas vocais). Quando as pregas vocais estão aproximadas, vibram à passagem do ar, produzindo sons que são chamados de sonoros.

De modo geral, o mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividido em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores - lábios, língua, dentes, palato duro, palato mole e mandíbula.

A glote é a porção localizada entre as pregas vestibular e vocal de cada lado. O espaço existente entre as pregas vocais é denominado rima glótica.

O primeiro estímulo que temos quando vemos alguém é registrado pelo diencéfalo, parte do cérebro que identifica a imagem da mesma espécie. Em seguida, o som da voz e os feromônios, cheiro liberado por homens e mulheres, provocam a atração física.

Existem basicamente seis categorias, sendo três masculinas e três femininas. Descubra nesse artigo quais são elas e como você pode descobrir a sua. A classificação básica da voz humana para o canto é feita em aguda, média e grave. A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor.

Outras Vozes. / Autor: CAMILLO, Plínio.

A maneira de falar é uma forma pela qual avaliamos as pessoas a nosso redor. Quem tem uma voz atraente é considerado competente, gentil e confiável. Isso, por sua vez, produz um "efeito halo", ou efeito auréola — em que vemos pessoas que consideramos boas como mais atraentes.

FREDDIE MERCURY

FREDDIE MERCURY, A VOZ MAIS PERFEITA DA HISTÓRIA, ATESTADO PELA CIÊNCIA – Hilneth Correia.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

A voz anasalada é muito frequente em pessoas que falam com a boca quase fechada, pois isso faz com que o ar não saia apenas pela boca, sendo também eliminado pelo nariz. Ao fazer isso, o som acaba saindo mais anasalado que o normal.

Os “calos nas cordas vocais” são engrossamentos que deixam a voz mais rouca e geralmente mais grossa. Os calos, cuja denominação correta é “nódulo de pregas vocais”, são geralmente o resultado de predisposição e de situações de uso excessivo ou abusivo da voz.

Ao acordar geralmente a voz fica mais grave, isso ocorre em decorrência do edema (retenção de líquido) nas mucosas que envolvem as pregas vocais (nome científico das cordas vocais).