Qual é a nossa nacionalidade?

Perguntado por: oesteves . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Ou seja, quando é um homem, “Nacionalidade: brasileiro”; quando é uma mulher, “Nacionalidade: brasileira”.

Em um documento como um currículo online, ao perguntar sua nacionalidade, pergunta-se de que país você faz parte juridicamente. Ou seja, de que país você é cidadão. Neste campo, escreva “brasileiro” se você for homem e “brasileira” se for mulher. Isso, claro, assumindo que você não seja estrangeiro.

Na hora de preencher um currículo ou formulário, e perguntarem qual a nacionalidade, basta informar o país (nação) em que você nasceu. Lembre-se de que, independentemente do seu gênero (masculino ou feminino), a nacionalidade é sempre brasileira, no feminino, ok?

Sites específicos para busca de imigrantes
Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Documento que comprove a nacionalidade e naturalidade brasileira.

Uma boa maneira de descobrir se o seu antepassado se naturalizou é acessando a página do Diário Oficial da União.

Informações gerais. Segundo a Lei brasileira, os filhos de pais brasileiros também são brasileiros natos, mesmo que tenham nascido no exterior. Porém, para que possam usufruir da nacionalidade brasileira, é necessário que seu nascimento seja registrado em Repartição Consular brasileira.

Ou seja, o ordenamento jurídico nacional admite que os brasileiros tenham dupla ou múltiplas nacionalidades APENAS se a(s) outra(s) nacionalidades(s) decorrer(em) do nascimento em território estrangeiro (nacionalidade originária), de ascendência estrangeira (nacionalidade originária) ou de naturalização por imposição ...

Nacionalidade refere-se ao país de nascimento de uma pessoa. Em um contexto jurídico, porém, a palavra denomina o país do qual a pessoa é cidadã, portanto não está necessariamente atrelada ao nascimento, sendo possível obter cidadania por outros métodos. A palavra vem de “nacional”, que por sua vez vem de “nação”.

O que é naturalidade
No caso de um currículo profissional, portanto, bastaria mencionar que sua naturalidade é brasileira ou qualquer outra naturalidade estrangeira que se aplique ao seu caso.

- CERTIDÃO brasileira DE NASCIMENTO, se solteiro; - CERTIDÃO brasileira DE CASAMENTO, se casado, divorciado ou viúvo.

A naturalização, por sua vez, é o ato pelo qual um estrangeiro adquire a nacionalidade de um país diferente daquele em que nasceu. Ou seja, um brasileiro naturalizado é uma pessoa que não nasceu no Brasil, mas se naturalizou brasileira, isto é, possui a cidadania brasileira perante a lei.

Desde 27 de setembro de 2017, pais de recém-nascido podem indicar na certidão de nascimento o local onde ele será registrado: na cidade onde aconteceu o parto ou no município de nascimento dos genitores.

A nacionalidade pode ser adquirida pela pessoa natural no momento do nascimento (aquisição originária) ou posteriormente, por meio da naturalização, quer voluntária, quer imposta (aquisição derivada ou secundária).

Quais são os países mais fáceis de conseguir cidadania?

  1. Espanha. A Espanha é uma das opções da União Europeia muito vantajosa e facilitada para brasileiros. ...
  2. Portugal. Portugal é um país que facilita muito a entrada de brasileiros, existindo diversas oportunidades para conseguir a cidadania. ...
  3. Itália. ...
  4. França. ...
  5. Japão.

Como preencher documentos
No caso da nacionalidade, o uso do masculino ou feminino depende do gênero do cidadão. Por exemplo, uma mulher é de nacionalidade brasileira, enquanto o homem é brasileiro. Já no caso da naturalidade, deve-se colocar o nome da cidade e Estado onde o cidadão nasceu.

Normalmente, o município de nascimento no RG está localizado no verso do cartão, logo abaixo da informação sobre a "Filiação" da pessoa (o nome dos pais). Como dito, comumente o termo usado é "naturalidade".

Agora os pais podem escolher qual será a naturalidade do recém-nascido. A partir do dia 27 de abril de 2017, os pais passaram a ter a liberdade de escolha da naturalidade do recém-nascido.