Qual é a nomenclatura de AgOH?

Perguntado por: emorais3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Assim, a nomenclatura para essa base é hidróxido de prata.

AuOH – hidróxido auroso ou hidróxido de ouro I. Au(OH)3 – hidróxido áurico ou hidróxido de ouro III.

A melhor forma para tirar uma dúvida em relação a nomenclatura de um composto químico é verificando o seu número CAS, o registro da substância. Todo número CAS é composto de 3 dígitos: com um sequencial de até 6 números no primeiro dígito; no segundo dois números; e no último, um número.

Para nomear uma base, é necessário conhecer o nome do elemento químico que está ao lado da hidroxila. No caso das bases monovalentes em que o nox (número de oxidação) é único, basta seguir a estrutura: hidróxido de + nome do elemento. Como em NaOH = hidróxido de sódio ou CaOH = hidróxido de cálcio.

As bases são compostos inorgânicos que, em meio aquoso, liberam como único ânion o hidróxido (OH-), e seus cátions variam, sendo, geralmente, metais. A nomenclatura desses compostos baseia-se nessa sua formação, em que sempre se escreve primeiro “hidróxido de” seguido do nome do cátion.

O que é Nomenclatura:
Nomenclatura é o conjunto de nomes e designações usados no âmbito de uma area específica do conhecimento. Também pode se referir a lista de verbetes que formam um glossário, dicionário, vocabulário, etc.

De modo geral, a nomenclatura oficial é formada por 3 fragmentos, sendo elas: o prefixo, o infixo e o sufixo. Sendo assim, o prefixo indica o número de carbonos existentes na cadeia principal. Já o infixo está relacionado com o tipo de insaturação observada na molécula.

O HCl é um exemplo de hidrácido, ou seja, não apresenta átomos de oxigênio em sua estrutura. Sendo assim, para nomear esse ácido, identificamos o seu ânion.
...
Qual a nomenclatura do HCl?

HFÁcido fluorídrico
HBrÁcido bromídrico
HIÁcido iodídrico
H2SÁcido sulfídrico
HCNÁcido cianídrico

A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo. Os óxidos são compostos formados por dois elementos diferentes, sendo que um deles é o oxigênio, que precisa ser o mais eletronegativo entre os dois.

ácido + nome do elemento + ico
Exemplos: HClO4 (4 átomos de oxigênio, um a mais que o ácido padrão) : ácido perclórico; HClO2 (2 átomos de oxigênio, um a menos que o ácido padrão): ácido cloroso; HClO (1 átomo de oxigênio, dois a menos que o ácido padrão): ácido hipocloroso.

A prioridade segue a seguinte ordem: grupo funcional, insaturação, ciclo, maior número de carbonos, maior número de ramificações.

A nomenclatura IUPAC estabelece as regras para a determinação dos nomes dos compostos orgânicos, que envolve o número de carbonos, o tipo de ligação e o grupo funcional. A Nomenclatura IUPAC refere-se ao estabelecimento de regras para a escrita dos nomes dos compostos que são oficialmente aceitos em todo o mundo.

HCl: ácido clorídrico; H2CO3: ácido carbônico; H2S: ácido sulfídrico.

De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.

Resposta

  • Resposta:
  • NaOH: Hidróxido de sódio;
  • Mg(OH)2: Hidróxido de magnésio.
  • Ca(OH)2: Hidróxido de cálcio.
  • Al(OH)3: Hidróxido de alumínio.
  • Explicação: Quando as bases são formadas por metais de NOX fixo, basta usar Hidróxido de metal.

Um sufixo (também conhecido como contexto de nomenclatura) é um DN que identifica a entrada superior numa hierarquia de directórios mantida localmente.

De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem: Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal; Infixo: Indica o tipo de ligação encontrada na cadeia; Sufixo: Indica a função orgânica dos hidrocarbonetos terminando com a letra "o".

Continuar lendo