Qual e a noite mais longa do ano de 2022?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O solstício de inverno ocorrerá em 21 de dezembro de 2022 no Hemisfério Norte e em 21 de junho de 2023 no Hemisfério Sul. Ele marca o dia mais curto e a noite mais longa do ano e o primeiro dia do inverno em termos astronômicos. Esse dia é comemorado em todo o mundo — até mesmo na Antártida.

21 de dezembro de 2022

Os brasileiros terão o dia mais longo do ano neste 21 de dezembro de 2022. O acontecimento será nos países do Hemisfério Sul que passarão pelo solstício de verão. Esse fenômeno marca o início do verão, estação do ano com temperaturas mais altas e com mais chuvas.

Entre 20 e 21 de dezembro, a trajetória do Sol atinge seu extremo sul. No hemisfério sul é o maior dia e menor noite do ano. Analogamente, o hemisfério norte tem o menor dia e a maior noite entre os dias 20 e 21 de dezembro.

O solstício acontece quando a luz solar incide por mais tempo em um hemisfério do que outro. Isso ocorre por conta da inclinação da Terra em relação a seu próprio eixo. Dessa forma, no solstício de verão, o dia se torna mais longo do que a noite, e no solstício de inverno, a noite mais longa do que o dia.

O inverno chegou. Hoje (21), precisamente às 6h14, oficialmente trocamos de estação. Acabou o outono aqui no Hemisfério Sul (e começou o verão no Norte).

O dia do solstício de Inverno é o mais curto do ano e, consequentemente, o dia que tem a noite mais longa. A boa notícia é que, a partir desta data, os dias vão ficando cada vez maiores, até ao próximo solstício, o de Verão, no dia 21 de Junho de 2023, às 15h57.

dia 21 de dezembro

O solstício de inverno de 2022, o dia mais curto do ano e o primeiro dia oficial do inverno acontece esta quarta-feira, dia 21 de dezembro (pelo menos, para uma boa parte do mundo).

De acordo com os serviços meteorológicos, o inverno no Brasil em 2023 deve ser marcado pela atuação do El Niño, com temperaturas acima da média. Publicado em 26 de abril de 2023 às, 18h43. Última atualização em 26 de abril de 2023 às, 19h54.

Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

Isso está acontecendo devido a aproximação do solstício de verão no Hemisfério Sul (HS), que vai ocorrer no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário brasileiro de verão. É o início oficial do verão para o Hemisfério Sul e o início do inverno para o Hemisfério Norte (HN).

Hoje será a noite mais longa do ano: entenda o solstício de inverno.

O solstício de verão é o dia do ano em que o sol, ao meio-dia, atinge o ponto mais alto do céu, e tem-se o dia mais longo e a noite mais curta do ano; o solstício de inverno é o oposto, dia em que o sol mais se afasta para o polo Norte, ocasionando o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

21 de junho de 2023

O próximo solstício ocorrerá em 21 de junho de 2023, às 14h58 GMT. No Hemisfério Norte, é o dia mais longo do ano, marcando o início do verão. No Hemisfério Sul, é o dia mais curto do ano, marcando o início do inverno.

Além do fenômeno que acontece durante o verão, há ainda o solstício de inverno — que ocorre no mês de junho, e registra o exato oposto: enquanto um é o dia é mais longo, o último tem a noite mais longa do ano, respectivamente. Em 2022, o evento noturno aconteceu no dia 21 de junho, à 00h32.

O solstício de inverno ocorrerá em 21 de dezembro de 2022 no Hemisfério Norte e em 21 de junho de 2023 no Hemisfério Sul. Ele marca o dia mais curto e a noite mais longa do ano e o primeiro dia do inverno em termos astronômicos. Esse dia é comemorado em todo o mundo — até mesmo na Antártida.

Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, o equinócio – do Latim, aequus (igual) + nox (noite) = noites iguais – só ocorre durante duas vezes ao ano, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.

A Longa Noite é o nome dado ao período na história onde uma terrível escuridão caiu sobre Westeros e todo o mundo conhecido. O fenômeno ocorreu aproximadamente oito mil anos antes da vinda de Aegon, o Conquistador, no meio de um inverno poderoso que perdurou por anos.

O solstício de inverno no Hemisfério Sul, onde está o Brasil, ocorre entre os dias 20 e 21 de junho. Nesse dia, a incidência solar no Hemisfério Sul é baixa, já que, devido à inclinação da Terra, é o Hemisfério Norte que está voltado ao Sol. Assim, teremos no Brasil a noite mais longa e o dia mais curto do ano.