Qual é a nacionalidade do Van Gogh?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

holandês

Vincent Willem van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853, no vilarejo holandês de Zundert, quase na fronteira com a Bélgica. Morreu aos 37 anos, em 27 de julho de 1890, em Auvers.

A Vinha Encarnada

Em toda sua carreira, ele vendeu apenas um quadro: A Vinha Encarnada, tendo criado ao todo cerca de 2.500 peças de arte, incluindo 900 pinturas e 1.600 esboços ou desenhos. Tudo isso foi feito em um período de 10 anos, de 1880 a 1890.

Zundert

Zundert é uma cidade da província de Brabante do Norte, nos Países Baixos. É um dos municípios com maior participação na agricultura do país, contando com o cultivo de morangos e diversas outras frutas e plantas. Foi em Zundert que o famoso pintor Vincent van Gogh nasceu.

Os especialistas acreditam que Van Gogh se matou em julho de 1890 com um tiro no peito perto da aldeia de Auvers-sur-Oise, a norte de Paris, onde passou os últimos meses de vida.

Em 2016, pesquisadores e médicos especialistas indicaram que Van Gogh possivelmente era bipolar ou tinha um transtorno de personalidade limítrofe (borderline). Um transtorno mental somado a outros fatores foi o que provavelmente fez o artista cortar uma de suas orelhas e se suicidar.

Van Gogh cortou sua orelha por surto de abstinência de álcool, revela pesquisa - 03/11/2020 - Ilustrada - Folha.

Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente. Nota: Trecho de carta a Theo, escrita em janeiro de 1874. Grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas.

A noite estrelada

A noite estrelada (1889)
O quadro mais famoso do pintor holandês foi criado enquanto Van Gogh estava internado no hospital psiquiátrico de Saint-Rémy-de-Provence durante o ano de 1889.

Sua favorita era uma mulher chamada Sien, com quem morou e ajudou a cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo pintor. Noite Estrelada, que está entre seus quadros mais conhecidos, foi feito em 1888 em um manicômio de Saint-Remy-de-Provence, na França.

A explicação científica. De qualquer forma, parece claro que Van Gogh tinha uma predileção pela cor amarela, manifestando-se em grande parte de sua obra, incluindo pinturas como A Casa Amarela, Esplanada do Café à Noite ou A Avenida dos Alyscamps.

O artista pintou mais de 2 mil quadros, entre paisagens, elementos da natureza, retratos, autorretratos, café, representações de camponeses, flores, como o girassol, que ele adorava. Também teve inspiração na cultura japonesa.

Sua obra é muito extensa. Apesar disso, ele apenas começou sua produção artística com 27 ou 28 anos de idade. Em pouco mais de uma década, Van Gogh foi capaz de criar mais de duas mil obras, dentre as quais se incluem cerca de 860 pinturas a óleo, tendo sido a maioria delas produzida em seus últimos anos de vida.

Das mais de 800 telas a óleo que produziu, seis estão entre as mais famosas da pintura universal: A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo (1888), Os Girassóis (1888), Terraço do Café à Noite (1888), Quarto em Arles (1889), A Noite Estrelada (1889) e A Igreja de Auvers (1890).

Ela foi pintada durante o tempo do artista na cidade de Arles, no sul da França. A obra retrata o atual Le Café Van Gogh, localizado na Place du Forum. O quadro está exposto no Museu Kröller-Müller, em Otterlo, na Holanda. Logo após essa primeira obra, o pintor fez a Noite Estrelada Sobre o Ródano (1888).

Em 2012, esta última tornou-se a pintura mais cara da história a ser arrematada, num leilão, por 119,9 milhões de dólares.

1. Noite Estrelada. Apesar de não ter sido vendida ou leiloada, estima-se que o quadro mais famoso de Van Gogh valha cerca de US$ 100 milhões (cerca de R$ 513 milhões).

Esse episódio levou a uma crise, na qual Van Gogh corta sua orelha esquerda e a oferece para uma mulher em um bordel.

por dois meninos. Seu irmão Theo, ao seu lado quando morreu, disse que as últimas palavras de Vincent foram “La tristesse durera toujours”, que significa “a tristeza durará para sempre”.

Em seus últimos anos de vida, Van Gogh foi internado em duas instituições psiquiátricas: uma em Arles, entre dezembro de 1888 e maio de 1889; e outra em Saint-Rémy, entre maio de 1889 e maio de 1890, ambas na França.

Para Van Gogh, o mundo pulsava de outra maneira, ele tinha outras perspectivas, outras formas que materializava do seu jeito. Afinal de contas, a sinestesia tem essa mesma faculdade, a de permitir à pessoa sentir a vida de uma maneira quase privilegiada, mas estranha ao mesmo tempo.