Qual é a música tradicional do Rio Grande do Sul?

Perguntado por: imaciel2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O vanerão, o xote, o chamamé, a vaneira, a milonga, a valsa e a rancheira são alguns dos exemplos de ritmos que caíram no gosto da gauchada.

Parte disso se deve ao talento e carisma dos artistas, mas também à diversidade de ritmos e influências musicais que a música deste continente abraça. Salsa, mambo, rumba, conga, zouk, reggaeton, merengue e tango são apenas alguns de seus ritmos populares, cada um com sua própria história e influências.

Tem como temas a natureza e o ambiente: a terra, o chão, os costumes, o cavalo. As letras giram em torno das origens da identidade e a sensação de perda com as mudanças sociais e históricas e tem como protagonista o Gaúcho.

No Rio Grande do Sul, os estilos encontrados são praticamente o bugio, o vanerão, xote, valsa, chamarrita, além das músicas folclóricas como balaio, tatu, facão, pau de fita. Já em Santa Catarina um estilo que chamado de música de bandas, parecido com a marchinha, recebe também a influência do estilo gaúcho.

As músicas gaúchas são variações de canções que animavam as danças de salão centro-européias no século XIX. A valsa, a polca e a mazurca, foram adaptados para ritmos como vaneira, chamamé, milonga, e rancheira, por exemplo. O estilo engloba temas como a terra, o chão, os costumes e o cavalo.

Então, quando nos referimos à música gaúcha, estaremos falando de toda música produzida no Rio Grande do Sul, considerando, também os compositores gaúchos. No início do século XX, o nosso estado já tinha uma tradição musical de mais de cem anos.

A mais típica representação do Rio Grande do Sul é o “fandango” que, posteriormente, se entremeou ao sapateado, originado nas antigas danças de par solto da romântica Espanha.

Num mundo com tantas doenças. O povo com pouca crença. Eu venho pedir cantando em sentimento e versos, eu venho pedir ao vento dar uma volta no universo.

Temos pelo menos 14 ritmos em uso atualmente no Estado — afirma Caminha.

A música gaúcha é originária da mistura cultural dos povos que aqui viviam nos anos de "constituição" do Rio Grande do Sul. A partir de 1600, os portugueses iniciam as mesclas, que nascia com a música do período renascentista, cruzado com o índio brasileiro e o negro africano.

A cumbia se popularizou por todos os países de língua espanhola da América do Sul.

Respostas: 1 – Minueto; 2 – Contradança; 3 – Fandango; 4 – Pares enlaçados; 5 – Balaio; 6 – Chote Carreirinho; 7 – Pezinho; 8 – Tatu com Volta no Meio; 9 – Caranguejo; 10 – Chimarrita. Fonte: GAÚCHO. Movimento Tradicionalista.

VANEIRA

VANEIRA, VANEIRINHA OU VANEIRÃO
Sem sombra de dúvida, a vaneira é o ritmo mais apreciado e mais executado nos bailes gaúchos.

Tradições e costumes do Sul

  • Roda de chimarrão. A roda de chimarrão é reconhecida imediatamente em qualquer lugar onde esteja ocorrendo. ...
  • Frequentar o CTG. ...
  • Sol e bergamota. ...
  • Tradições gaúchas na culinária. ...
  • Expressões e ditados gaudérios.

Já o título de música mais ouvida do ano na plataforma pelos gaúchos ficou com Liberdade Provisória, dos irmãos Henrique e Juliano. O segundo lugar foi conquistado pelo hit Graveto - Ao Vivo, de Marília Mendonça, seguido por S de Saudade, das duplas Luíza e Maurílio e Zé Neto e Cristiano.

Confira os 7 estilos musicais brasileiros mais consumidos

  • Sertanejo. ...
  • Forró ...
  • Samba. ...
  • Bossa Nova. ...
  • Funk. ...
  • Rap. ...
  • MPB.

A dança tradicionalista gaúcha surge a partir de 1949 inspirada nas danças uruguaias. Daquele momento em diante, danças folclóricas foram incorporadas e reeditadas e outras foram criadas a partir das pesquisas de Paixão Côrtes.

E, se a música e a dança ajudam a articular a construção do “tipo gaúcho” no imaginário nacional, também desempenham um forte papel nos processos de reprodução, atualização e reinvenção deste mesmo personagem, de contornos inclusive mitológicos, nos próprios limites do RS.

Rádio Liberdade

Rádio Liberdade é a emissora de música gaúcha que há mais de três décadas está no ar apresentando o que mais encanta a população do Rio Grande do Sul!