Qual é a moral da Parábola da Ovelha Perdida?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Jesus Cristo explicou aos fariseus o significado da parábola. Disse que aqueles que pecam são como a ovelha perdida. Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam.

Protegia as ovelhas dos animais selvagens e as vigiava à noite. Certo dia, uma das ovelhas se perdeu. O pastor deixou as outras 99 ovelhas num lugar seguro e saiu em busca da que estava faltando. Procurou-a no alto das montanhas e deserto adentro.

Conversation. A diferença da ovelha perdida, da dracma e do filho pródigo, é que a ovelha e a dracma se perderam, o filho pródigo não. Vá atrás da ovelha, procure a dracma perdida, mas aguarde a volta do filho pródigo. Existe diferença entre se perder e ir embora por conta própria.

A perdida buscarei e a desgarrada tornarei a trazer e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei, mas a gorda e a forte destruirei. Apascentá-las-ei com juízo” (Ezequiel 34.16).

Características das ovelhas
As ovelhas são mamíferos quadrúpedes e herbívoros, fazendo parte da ordem Artiodactyla e da família Bovidae. Suas patas terminam em cascos, garantindo uma boa movimentação para alimentar-se. Vale destacar que elas são, na maioria das vezes, domesticadas.

4 E quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque aconhecem a sua voz; 5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

A parábola da ovelha perdida sugere para nós dois aspectos característicos do amor misericordioso de Deus. Deus nos ama com um amor solícito e ativo. Até Deus tem medo de perder aqueles que Ele ama. É por isso que não se cansa de esperar pelo pecador, mas vai sempre ao seu encontro.

As ovelhas domésticas têm desempenhado um papel fundamental para a espécie humana, que utiliza sua lã para fazer roupas e até mesmo tapetes. A carne, seja de animais adultos ou de filhotes, é amplamente consumida, bem como seu leite e os diversos tipos de queijos feitos com ele.

A parábola da Ovelha Perdida é uma das histórias contadas por Jesus, que aparece em dois evangelhos sinóticos do Novo Testamento e também no apócrifo Evangelho de Tomé. Jesus usava as parábolas com objetivo de transmitir uma mensagem, ou ensinar uma lição.

A ovelha e o filho, são figuras usadas por Jesus para ilustrar a emancipação de seu povo em relação a Ele. A ovelha se perdeu do rebanho, mas de maneira assombrosa e imprudente, o Bom Pastor deixou 99 no campo e foi atrás dela. Enquanto com o filho, o pai nem sequer saiu de sua casa para buscar.

Então ele contou-lhes esta parábola: “Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la?

Uma ovelha de Jesus pensa, raciocina, medita e confia na graça de Deus, mas nunca deixa de fazer a sua parte. Não confundamos fé com ingenuidade.

Jesus Cristo explicou aos fariseus o significado da parábola. Disse que aqueles que pecam são como a ovelha perdida. Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam. Jesus disse que era por isso que estava conversando com os pecadores.

O carneiro é o macho da ovelha e os juvenis são cordeiros, anhos ou borregos. É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro.