Qual é a moral da parábola?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Podemos sim afirmar que cada Parábola de Jesus traz um ensimento e na conclusão a ideia passa ser entendida. Dizemos para isto, que seja o ensimento moral da parábola.

O hábito de ler a Bíblia em família pode transformar o ambiente e contribui com as escolhas que seus filhos poderão fazer no futuro. Comece lendo a parábola do “Bom Samaritano”, que vai ensinar noções de amor e cuidado ao próximo, mandamento que resume todos os outros.

Uma das histórias de maior repercussão contadas por Jesus Cristo é a parábola do bom samaritano.

Porque ao que tem lhe será dado (ainda mais), e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo em parábolas, porque vendo não vêem, e ouvindo não ouvem nem entendem.

A Ovelha Perdida

A Primeira Parábola: A Ovelha Perdida.

A parábola é o gráfico de uma função quadrática. Seus pontos estão à mesma distância de um ponto chamado de foco e de uma reta chamada de reta diretriz. O ponto médio entre o foco e a reta diretriz é chamado de vértice da parábola.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

Significado de Parábola
substantivo feminino Comparação desenvolvida numa história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana, e na qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual: parábola do filho pródigo.

Leitura orientada da parábola
A compreensão dessa narrativa envolve uma sujeição ao texto para se obter um “eu” expandido, um esboço da existência que é uma contrapartida verdadeiramente adequada ao esboço do mundo. Nessa perspectiva o objetivo da parábola é levar a fé ou, mais concretamente, a vida da fé.

A Parábola do Semeador traz lições muito importantes. Ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles.

2- Quais os dois objetivos das parábolas ensinados por Jesus aos discípulos? A finalidade de Jesus era esconder a verdade das pessoas satisfeitas consigo mesmas (as incrédulas) e revelar a verdade às pessoas que tinham fome e sede de justiça (as que creem).

A Coleção Parábolas reúne oito das mais encantadoras parábolas contadas por Jesus e registradas nos Evangelhos: o bom samaritano, o semeador, os talentos, a moeda perdida, a ovelhinha perdida, o grão de mostarda, o filho pródigo, o fariseu e o publicano.

Seu ancestral mais antigo é um termo grego de retórica, parabolé, que o latim adotou como parabola e que queria dizer “comparação, símile”.

A palavra parábola vem do grego parabole, que em sua etimologia significa “comparação”, “colocar as coisas lado a lado” ou “fazer um paralelo”. Podemos definir uma parábola bíblica como sendo uma narração simples e objetiva. A finalidade das parábolas bíblicas é ensinar uma verdade moral ou espiritual.

A parábola do semeador termina com a descrição que o Salvador faz da semente que “caiu em boa terra e deu fruto”, em várias medidas (Mateus 13:8). Como podemos nos preparar para ser essa boa terra e produzir essa boa colheita?

Conforme ofereci durante o Debate no Vejam Só, segue a relação com todas as 41 PARÁBOLAS da bíblia sagrada, sendo 2 parábolas no Antigo Testamento e 39 no Novo Testamento, e mais a famosa e polêmica história contada por Jesus, sobre “Rico e Lázaro”..