Qual é a moral da história do galo e a pérola?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A fábula O Galo e a Pérola de Esopo mostra que cada um dá valor para aquilo que é importante para si. Um galo, por exemplo, não vê valor em um preciosa pérola, pois em sua vida, o que é mais importante é se alimentar.

O galo e a pérola, de Esopo.

- Não posso esperar – disse a raposa- vai que eles ainda não souberam da novidade! E num instante a raposa se mandou. Fábulas de Esopo. Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas.

O objetivo disso é demonstrar as consequências de determinada atitude baseada em virtudes, qualidade e defeitos de caráter.

A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.

Moral da história: A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas. 01 – O tema dessa fábula é: A relação entre valor e necessidade.

corresponde ao desenrolar dos fatos, mediante um conflito ou acontecimento gerador. corresponde ao ponto culminante da história; é o momento decisivo para a conclusão da narrativa.

Ele chegou ao Atlético-MG em 2018, a princípio por empréstimo e depois foi contratado em definitivo, somando 119 jogos, com 24 gols marcados.

Após a aposentadoria em 2021, Victor assumiu o cargo de gerente de futebol no Galo e atua diretamente com o elenco masculino. Com a experiência de quem tem 20 anos de carreira como goleiro profissional, Victor Bagy assumiu a gerência de futebol do Atlético em 2021, logo após confirmar a aposentadoria como atleta.

A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral.

Corvo, aprenda a desconfiar das adulações, e não lhe ficará cara a lição pelo preço desse queijo. MORAL DA HISTÓRIA: Desconfiai quando vos virdes mui gabados, o adulador escarnece de vossa credulidade, e prepara- se para vos fazer pagar por bom preço os seus elogios.

MORAL DA HISTÓRIA: NUNCA PEÇAS AJUDA A QUEM TEM POR COSTUME FAZER MAL.

8- Qual foi o motivo pelo qual o galo recebeu a raposa empoleirado? A- Para ficar mais seguro.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

Fábula é um texto predominantemente narrativo, quase sempre breve e em prosa, com personagens sem muita complexidade e história de caráter ético e moral.

Resposta: Lição moral
A fábula nos ensina a não confiar em qualquer pessoa, pois podemos ser enganados e injustiçados por certos atos que não temos culpa de serem praticados.

Moral é, por sua vez, o costume ou hábito de um povo, de uma sociedade, ou seja, de determinados povos em tempos determinados. A moral muda constantemente, pois os hábitos sociais são renovados periodicamente e de acordo com o local em que são observados.

Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva. Procure deixá-la de modo que resuma o problema, a solução e o que deve ser aprendido desta. A simples moral de "A Lebre e a Tartaruga", por exemplo, é "Nem sempre quem muito corre é o primeiro a chegar".

Veja os elementos principais da estrutura de uma fábula!

  • Narrador: em primeira pessoa ou terceira pessoa. ...
  • Personagens: animais com comportamentos humanos, ou seja, antropomorfização.
  • Tempo e espaço: em grande parte das fábulas, o tempo é cronológico. ...
  • Moral: a fábula pode ser estruturada em prosa ou em verso.