Qual é a moral da história de Romeu e Julieta?

Perguntado por: amatos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Romeu e Julieta é, provavelmente, a mais famosa tragédia romântica da literatura mundial e, o bardo colheu inspiração num popular poema de 1559, de autoria de Arthur Brooke. O poema tinha moral expressa que era que os filhos devem obedecer aos pais, sob pena de caírem em desgraça, como ocorreu com jovem casal.

Romeu e Julieta (no original em inglês: Romeo and Juliet) é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.

Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.

É costume dizer-se que Romeu e Julieta, a peça de Shakespeare, é uma história trágica de amor entre dois jovens que são impedidos de ficar juntos devido à rivalidade entre as suas famílias e que, por isso, acabam por se suicidar.

Quando Julieta desperta e compreende que Romeu tomou o veneno, ela se mata com o punhal de seu amado. Por fim, proibidos de viverem essa história de amor, eles escolhem a morte. Diante disso, as famílias que antes viviam em discórdias, passam por um momento de paz.

4 - Por que Romeu precisa fugir? a) Porque Páris, pretendente de Julieta, fica sabendo do casamento e quer matar Romeu.

Apesar da história ser fictícia, tal como é referido na peça, "uma tragédia engenhosamente imaginada", o tema desta tragédia estava já presente na literatura grega. Foi, no entanto, Luigi de Porto o primeiro a utilizar os nomes Romeu e Julieta.

O motivo da rivalidade entre as famílias Capuleto e Montéquio remonta às convenções sociais, os interesses econômicos, assim como a sede de poder. Tais elementos tornam impossível o sentimento nutrido por Romeu e Julieta na tragédia datada de 1597 de autoria de William Shakespeare.

Significado: Do latim romeo, que era como chamavam os peregrinos que iam para Roma. Ou seja, romeiro. É o personagem apaixonado de Romeu e Julieta, de Shakespeare (século XVII).

Verona, na Itália. Famosa por ser a cidade onde se passa a história de Romeu e Julieta, criada por Shakespeare, com seus encantos e ar romântico, vale muito a pena visitar.

Julieta quando tinha apenas 13 anos de idade manteve uma relação amorosa com Romeu que tinha 17 anos, fato este que perante o ordenamento jurídico brasileiro é tipificado como estupro de vulnerável.

Ainda há das poucas informações sobre a dupla, mas o que se sabe é que o rapaz e a moça tinham, respectivamente, 17 e 14 anos quando morreram. Eles foram enterrados no século 12 a.C e, provavelmente, eram residentes do reino bíblico de Geshur.

ROMEU - Assim, me provarás tua amizade. Toma isto para ti; vive e prospera. E agora, bom amigo, passa bem.

Por um lado, Romeu e Julieta não tem nenhum vilão ultra-malvado, torcendo os próprios bigodes e narrando as próprias vilanias, como Iago, Macbeth, Edmund. Sim, são personagens maravilhosos e divertidos, mas quase Deus ex machinas ao contrário.

Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte. Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido.

Romeu não levou muito a sério as palavras de Benvólio, ainda assim, pelo amor a Rosalina, convenceu-se a ir ao jantar, pois ele era um amante apaixonado e sincero; que perdia o sono por causa do amor, e evitava o convívio social, só para ficar sozinho, pensando em Rosalina, a qual todavia o desprezava, pois jamais ...

Montequios (Romeu) e Capuletos (Julieta) odiavam-se a ponto de não poderem explicar ou exorcizar o que sentiam. Amalgamaram o ódio na tragédia dos filhos, para quem ergueram estátuas de ouro, como símbolo de uma redenção política e, no limite, humana. No núcleo mais apelativo da trama a irracionalidade da guerra civil.

Significado de capuleto: Sobrenome tradicional da obra Romeu e Julieta de William Shakespeare.