Qual é a moral da história da raposa?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Numa das versões de Esopo a moral é sucinta: É fácil desdenhar daquilo que não se alcança. e sublinha a atitude da raposa que, perante as condições que lhe são colocadas, deprecia o seu objeto de desejo (as uvas).

Moral da história da raposa e o leão
A fábula do leão e da raposa nos ensina a sermos precavidos por mais que estejamos em situação de sofrimento. A raposa estava padecendo do corpo quando recebeu a oferta de ajuda por parte do leão.

Ela é um dos animais mais inteligentes e perspicazes do Planeta. Essa sua característica ilustra uma infinidade de crônicas e fábulas nas quais é apresentada como o lado forte das histórias. Por outro lado, às vezes, é também usada para representar traição e rapinagem.

MORAL DA HISTÓRIA: Não devemos desprezar nem criticar as coisas que não conseguimos conquistar. Puedes leer más artículos similares a Fábulas para crianças. A raposa e as uvas, en la categoría de Contos en Guiainfantil.com Brasil.

É sempre preferível saber bem uma só coisa a saber mal noventa e nove coisas diversas. Moral: Bom senso sempre vale mais que astúcia... Autor: Site de Dicas, Esopo.

03 – Que ensinamento essa fábula transmite? Ensina que devemos ajudar nossos semelhantes em situações em que nós mesmos poderemos precisar de ajuda.

Ouvindo isso, a Coruja suspirou sentindo dó da pobre raposa medrosa que andava faminta e infeliz. Moral de história: O medo estraga a felicidade.

Moral da História: Desconfie dos bajuladores, esses sempre se aproveitam da situação, para tirar vantagem sobre você.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva. Procure deixá-la de modo que resuma o problema, a solução e o que deve ser aprendido desta. A simples moral de "A Lebre e a Tartaruga", por exemplo, é "Nem sempre quem muito corre é o primeiro a chegar".

Significado de Raposa
substantivo feminino Gênero de mamíferos carnívoros da família dos canídeos, que compreende animais de cauda muito peluda e focinho fino, a que se deve a destruição de grande quantidade de aves e mamíferos de pequeno porte: a raposa é famosa pela sua astúcia. (Voz: a raposa regouga.).

Lugar onde se acumula esterco.

É a imagem que denuncia, que revela o que foi negado, desilude, traz o peso da verdade. O espelho coloca o homem de frente para sua face real. A raposa com sua astúcia e sua capacidade de espelhar a alma, sorrateiramente coloca os homens em situações onde sua própria essência acaba por ser seu algoz ou salvador.

Resposta verificada por especialistas
Na narrativa O pequeno príncipe, a raposa ensina ao principezinho segredos como "te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" e que o "essencial é invisível aos olhos", visto que ambos conviveram e estabeleceram uma amizade, sobretudo baseada nesses ensinamentos.

PARA SACIAR SUA FOME, A RAPOSA TENTOU ALCANÇAR AS UVAS, MAS OS CACHOS ESTAVAM TÃO ALTOS QUE NÃO CONSEGUIU APANHAR UM BAGO SEQUER. TENTOU VÁRIAS VEZES, MAS NADA CONSEGUIU.

2)A raposa queria comer as uvas porque: ( )estava muito cansada.