Qual é a moral da história?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.

Moral da historia
Devagar se vai longe. Podemos verificar também que meio a grande humilhação, a lebre aprendeu que não devemos nos gabar por nossas habilidades e atributos, desdenhando dos demais. Também aprendeu que o excesso de confiança pode ser um obstáculo para alcançarmos nossos objetivos.

Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva. Procure deixá-la de modo que resuma o problema, a solução e o que deve ser aprendido desta. A simples moral de "A Lebre e a Tartaruga", por exemplo, é "Nem sempre quem muito corre é o primeiro a chegar".

é o ensinamente q o texto trás através da história contada. Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios - frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.

MORAL DA HISTÓRIA: NENHUM ATO DE GENTILEZA É COISA VÃ. NÃO PODEMOS JULGAR A IMPORTÂNCIA DE UM FAVOR, PELA APARÊNCIA DO BENFEITOR.

Moral: o que é? No campo da Filosofia, a moral é entendida como o “conjunto de valores, como a honestidade, a bondade, a virtude etc., considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens” (Dicionário Houaiss).

Composição: Ale Monteiro / Juan Marcus / Rafael Quadros / Vinni Miranda / Waléria Leão.

A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade. O termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. São as regras definidas pela moral que regulam o modo de agir das pessoas.

Moral da História…
Desconfie dos bajuladores, esses sempre se aproveitam da situação, para tirar vantagem sobre você.

A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.

Moral da história da Lebre e a Tartaruga
Não adianta confiarmos nas nossas capacidades se não existir esforço.

A finalidade da ética e da moral é muito semelhante: ambas contribuem para estabelecer as bases que guiam a conduta do homem e ensinam a melhor forma de agir e de se comportar dentro de uma sociedade.

Moral da história: Planejamento financeiro a longo prazo
O que A História dos Três Porquinhos nos ensina de verdade é que devemos ser previdentes e pensar no longo prazo. Como vimos, dois dos três irmãos escolheram construir suas casas rapidamente para poderem ir brincar, ou seja, optaram pelo prazer imediatista.

2 brio, caráter, deontologia, escrúpulo, ética, princípios. Integridade: 3 dignidade, distinção, honestidade, honra, honradez, integridade, nobreza.

Moral da história:
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

Como escrever uma fábula: passo a passo

  1. 1) Escolha seus personagens. Decida quais serão os personagens que vão protagonizar a sua história. ...
  2. 2) Determine as características dos seus personagens. ...
  3. 3) Pense sobre o conflito da história. ...
  4. 4) Decida a resolução ou desfecho do conflito.

A história da cigarra e da formiga talvez seja a mais famosa e difundida fábula de Esopo. A narrativa breve, de apenas um ou dois parágrafos, traz dois animais antagônicos como personagens: a formiga, símbolo do trabalho e do empenho, e a cigarra, representante da preguiça e da displicência.