Qual é a moeda mais bonita do mundo?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A Sociedade Internacional de Notas Bancárias (IBNS, na sigla em inglês) elegeu a cédula suíça de 10 francos como a mais bonita do mundo, no "Oscar das notas".

Desde a independência, em 1822, o Brasil já teve nove trocas de padrão monetário e sete moedas!

Quem inventou o dinheiro foram os babilônios com a criação dos tabletes de argila que, na prática, eram certificados de posse. Como não era viável caminhar com sacas pesadas de grãos e alimentos para serem trocadas, os silos de armazenamento emitiam esses tabletes de argila.

Em resumo, a moeda mais cara do mundo em relação ao dólar é o Dinar Kuwaitiano, moeda utilizada no Kuwait. Ela foi emitida pela primeira em 1961 e a cotação atual vale 3,26 dólares e 17,09 reais (atualizado em dezembro de 2022).

Atualmente, a Peça da Coroação é considerada a moeda mais rara e preciosa do mundo numismático brasileiro. Com apenas 16 exemplares dos 64 restantes reconhecidos, cada um vale em torno de 200 mil dólares.

Apelidada de “formiga” desde o final dos anos 70, quando as cédulas em circulação tinham três formigas no verso, a nota de 1.000 francos é única pelo fato de ser a cédula mais cara do mundo. Até pouco tempo atrás, este recorde era mantido por Singapura e pelo Sultanato de Brunei.

A cédula americana Grand Watermelon Bill, de 1890, é a nota mais valiosa do mundo, sendo vendida por 2.791.803 de euros, ou seja, cerca de 12 milhões de reais.

A cédula de 100 reais é, proporcionalmente, a de produção mais barata: são R$ 0,25, ou 0,25% do valor de face.

A clássica nota de 1 real saiu de circulação há nove anos. O animal que estampava a cédula era o beija-flor-de-peito-azul, ave conhecida por se alimentar do néctar de plantas.

Fernando Henrique ocupava até então o cargo de Ministro das Relações Exteriores. Para elaborar um plano de combate à inflação, o novo ministro reuniu um grupo de economistas no qual se destacam Persio Arida, André Lara Resende, Chico Lopes, Gustavo Franco, Pedro Malan, Edmar Bacha e Winston Fritsch.

Em 52 anos, 18 zeros foram cortados de nossas moedas
Portanto, ao longo de nossa história 2.750.000.000.000.000.000 RÉIS viraram 1 REAL. E desde a criação do Real, a moeda já perdeu mais de 83% de seu valor.

Casa da Moeda do Brasil

O dinheiro que circula na economia, também conhecido como papel-moeda, é fabricado na Casa da Moeda do Brasil (CMB). A Casa da Moeda tem diversas atribuições que vão além de fabricar papel-moeda, por isso é válido conhecer suas atribuições e a dinâmica da macroeconomia.

Durante o domínio holandês no nordeste brasileiro (1630- 1654), surgiram as primeiras moedas cunhadas no Brasil, os florins e os soldos. Essas moedas foram cunhadas pelos holandeses para pagar aos seus fornecedores e às suas tropas cercadas pelos portugueses.

A primeira instituição financeira comercial chamava-se “Banco de Veneza”, sendo estabelecida em Veneza, na Itália, em 1157, para financiar os monarcas em suas guerras. As atividades comerciais foram consolidadas no fim da Idade Média, quando também a função do banqueiro se tornou importante.

Os países da América do Sul são lugares onde o real vale mais que a moeda local e a passagem aérea costuma ser mais barata. Você também poupa tempo, tendo em vista que são lugares mais perto. Recomendamos adicionar países como Argentina, Peru e Chile na sua lista de viagens.

1- A lira turca é a moeda mais barata do mundo
Em 2021 a moeda da Turquia caiu e o dólar subiu mais de 37% sobre a lira. Com isso, hoje uma lira vale 0,067 dólar americano e é a moeda mais barata do mundo.

1- Dinar do Kuwait
A moeda mais cara do mundo é o Dinar do Kuwait (KWD) que vale três vezes mais do que o dólar dos EUA. Atualmente, a cotação média da moeda é de USD 3,28. A moeda é tão valorizada porque o Kuwait é um país exportador de petróleo e negocia grandes montantes da commodity em dólar americano.