Qual é a métrica dos versos?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

A métrica é a contagem de sílabas métricas ou sílabas poéticas que constituem e dão harmonia ao verso. A métrica é o recurso utilizado para se medir um verso através da contagem das sílabas poéticas. Essa técnica leva em consideração a sonoridade.

As sílabas em cada um dos versos são contadas até a última sílaba tônica; Quando uma palavra termina com uma vogal átona e a palavra seguinte começa por vogal também átona, as sílabas que contêm essas vogais serão combinadas em uma só sílaba métrica.

Aconselha a regra geral a contar as sílabas até à última sílaba tónica de cada verso. Por isso, no primeiro verso do par em questão, a contagem é feita até à sílaba tónica de olhos e, no segundo verso, abrange o monossílabo voz, que coincide com uma sílaba tónica.

Se cada batida num compasso é dividida em duas partes então sua métrica é simples, se for dividida em três, sua métrica é composta.

O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

Dependendo do número de sílabas poéticas, os versos que seguem padrões de métrica são classificados em: Monossílabo: verso composto por uma sílaba poética. Dissílabo: verso composto por duas sílabas poéticas. Trissílabo: verso composto por três sílabas poéticas.

As métricas do Instagram estão disponíveis no aplicativo. Você sempre pode dar uma olhada na área de Insights para ver como os seus conteúdos estão se saindo na rede social.

Métricas são medidas de desempenho. Dessa forma, elas precisam ser quantificáveis e mensuráveis. Ou seja, traduzindo em uma linguagem clara, são informações que precisam ser de fácil entendimento e que, a partir delas, gestores e líderes possam ser capazes de realizar um plano de ação para melhorá-los.

Chama-se redondilha o recurso poético que estabele versos de cinco ou sete sílabas poéticas. Os versos que possuem cinco sílabas poéticas são chamados de redondilhas menores, já os que possuem sete sílabas são redondilhas maiores.

Um soneto, por exemplo, é um poema que apresenta quatro estrofes - dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos (estrofes de três versos). Para conhecer a estrutura interna de um poema, é importante conhecer o número de estrofes e o número de versos em cada estrofe.

Quando os versos têm o mesmo número de sílabas poéticas, ou seja, são regulares, eles recebem o nome de isométricos. Camões compôs todo “Os Lusíadas” em decassílabos, sendo assim, considerada o melhor exemplo de versos isométricos.

Classificação de rimas quanto à posição na estrofe. Rimas alternadas (ou cruzadas): Combinam-se alternadamente, seguindo o esquema ABAB. Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABBCC.

A contagem de sílabas do verso é feita até a última sílaba tônica. Quando a última sílaba de uma palavra terminar com som de vogal e a primeira sílaba da palavra seguinte começar com som de vogal, é possível (não é uma regra fixa) juntar essas sílabas, que, assim, transformam-se em uma sílaba só.

Para criar uma métrica, você deve definir sua fórmula, que consiste em:

  1. Função: o cálculo aplicado aos dados de negócios, como Soma ou Contagem. A métrica pode conter várias funções.
  2. Expressão: os dados de negócios da fonte de dados. A expressão pode conter fatos de negócios, atributos ou outras métricas.

Classficação das silabas métricas:
4 sílabas - Tetrassílabo. 5 sílabas - Pentassílabo ou Redondilha Menor. 6 sílabas - Hexassílabo ou Heróico Quebrado.

São linhas de um poema
O verso é composto por uma oração em uma composição poética. É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. O grupo de vários versos com sentido completo é denominado de estrofe.

Para saber o que é estrofe, basta observar o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos. Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

O verso é cada uma das linhas que compõem um poema. Existem diferentes tipos de verso, que é classificado de acordo com o número de sílabas que ele possui. O verso compõe a estrofe, que é nomeada segundo a quantidade de versos que ela apresenta.

Verso é cada linha do poema. Quantos versos tem esse fragmento lido acima? 3) Um conjunto de versos chama-se estrofe. Uma linha em branco separa uma estrofe da outra.

Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.