Qual é a mensagem que o livro O Pequeno Príncipe passa?

Perguntado por: unobrega4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O Pequeno Príncipe fala principalmente sobre a perda da inocência, da imaginação e da fantasia, conforme a vida adulta vai chegando. Mas essa mensagem não fica bem explícita ao longo da leitura, é preciso ler com atenção e compreender nas entrelinhas o que o autor quer mostrar.

O essencial é invisível aos olhos
Essa é uma das reflexões mais conhecidas do livro, de imediato ao escutá-la ou lê-la já sabemos a fonte. Em um mundo como o que vivemos ela tem ainda mais sentido, já que nos encontramos superficialmente unidos ao materialismo, à competitividade e às aparências.

“O Pequeno Príncipe Preto” tem como objetivo estimular uma reflexão sobre a importância de empoderar crianças negras a partir de referenciais positivos, e ao mesmo tempo problematiza a falta de representatividade da pessoa negra nos livros, filmes e personagens do imaginário popular artístico.

O Pequeno Príncipe representa a infância inconsciente dentro de cada adulto, simbolizando sentimentos de amor, esperança e inocência.

Nossos amigos são únicos para nós. Quando existe uma amizade verdadeira, podemos ser livres diante dela e diante de todos. Um verdadeiro amigo te conhece de um jeito único – conhece segredos, diz verdades sobre você mesmo que até você tinha esquecido e te leva a ser melhor sempre.

Resposta. Resposta: A parábola do "Pequeno Príncipe" debate, entre outras questões filosóficas, a perda da inocência e fantasia ao longo dos anos, conforme as pessoas vão crescendo e abandonando a infância.

A necessidade de manter a inocência e o amor mesmo em um mundo conturbado são as principais mensagens do livro O Pequeno Príncipe.

A raposa fala da responsabilidade de se cativar alguém
Quando ensina sobre a importância de ser cativada, a raposa também destaca para o pequeno príncipe o fato de que, quando se cativa alguém, também se é responsável por aquele que cativamos.

O Príncipe possui estes temas centrais: Virtu e fortuna: a fortuna é a sorte, como vimos. É o acaso, que tanto pode favorecer quanto causar problemas para o governante. Por isso, quem tem o poder não pode contar apenas com ela, mas sim buscar a virtù, ou seja, as qualidades pessoais que o fazem agir em seu favor.

Na versão do carioca, um menino negro vive num minúsculo planeta apenas em companhia de uma baobá, mas sempre cultivou o sonho de viajar e conhecer outros planetas. Num dia de muito vento, ele se agarra à uma pipa que havia se enganchado nos galhos da árvore e, de carona, sai conhecer novos lugares.

Nos seis planetas conhece o único habitante de cada um: o Rei, o Homem Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geógrafo, o Bêbado e o Acendedor de Lampião. Ao sair de cada planeta o garoto fica mais convicto de que adultos são estranhos, loucos e se preocupam com coisas desnecessárias.

Referência bibliográfica: SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe.

“ Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” A responsabilidade do que acontece na vida de cada pessoa, corresponde apenas a ela. Outras pessoas ou situações não são responsáveis por aquilo de bem ou mal que acontece. “O amor é a única coisa que cresce a medida que se reparte.”

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.” Essa é uma das frases do pequeno príncipe que se tornou mais marcantes. É preciso enxergar além das aparências para que se veja aquilo que realmente importa.

O essencial é invisível para os olhos. - O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar. A oração sublinha que devemos deixar de fora as superficialidades e explorar o que realmente importa: aquilo que vai no interior.

'O Pequeno Príncipe' é um livro brilhante feito para ser pensado profundamente, ele com certeza é ideal para as crianças adultas (risos). A obra é uma história honesta e bonita sobre solidão, amizade, tristeza e amor, um livro muito comovente que não deixará indiferente tanto uma criança como um adulto.

Ele estranhou porque em cada parte do planeta terra estava de um jeito. EX: QUANDO ELE VINHA NO BRASIL ESTAVA DIA, E QUANDO ELE IA NO JAPÃO ESTAVA NOITE, POR ISSO ELE ESTRANHOU O PLANETA TERRA.