Qual é a mensagem do Mito da Caverna?

Perguntado por: irocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

A história é uma tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade.

substantivo masculino Indivíduo privado da liberdade; preso; cativo; condenado. [Figurado] Aquele que não consegue livrar-se de alguma coisa.

Porque o fugitivo não fica contemplando mais o verdadeiro, esse desejo é superado e portanto retorna a caverna para salvar os outros. Portanto o pensamento político de Platão era que o verdadeiro político não ama só o poder e o comando mas faz uso dessas ferramentas para ajudar os outros.

Os homens que estão no interior da caverna pensam que o vêem é a realidade. Mas não é, eles vêem apenas suas próprias sombras. Pensam assim porque não conhecem outro mundo. Com essa alegoria, Platão compara a caverna ao mundo sensível onde vivemos, que é o mundo das aparências.

O Mito da Caverna pode ser citado, por exemplo, quando o seu argumento for falta de informação, pois, sem ela, as pessoas ficam incapazes de enxergar a realidade como de fato ela é. Assim, utilizar esse repertório no desenvolvimento do seu texto é mais proveitoso.

Algumas das lições que podemos tirar da alegoria da caverna de Platão hoje: A importância do pensamento crítico, a busca do conhecimento e da verdade, o reconhecimento do poder da educação e a necessidade de desafiar continuamente nossas noções e crenças preconcebidas.

O Mito da Caverna nos dias de hoje
Em outras palavras, o filósofo defende que o verdadeiro conhecimento está acima do senso comum e do que aprendemos pelos sentidos – ele está, na verdade, no mundo das ideias.

Os prisioneiros da caverna sofriam do mesmo engano: acreditar que as sombras que viam eram coisas reais e não as sombras deles. Platão defendia a tese de que “os seres humanos Clésio Guimarães têm uma visão distorcida da realidade.

Sair da caverna é fácil, pois simbolicamente significa "buscar o conhecimento verdadeiro".

Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade.

Sair da caverna: a libertação do prisioneiro e a sua fuga da caverna simboliza a busca pelo conhecimento verdadeiro. A luz do Sol: a luz solar no exterior da caverna simboliza o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.

Para Platão, o que percebemos pelos nossos sentidos pode nos enganar porque somos limitados quanto ao que vemos, lemos e/ou ouvimos.

A alegoria da caverna retrata a ideia de que os aspirantes à sabedoria devem descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. E a educação funciona como forma de desenvolver o homem moral, que deve dedicar todos os seus esforços para o seu desenvolvimento intelectual, físico, moral e espiritual.

Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.

Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo. Nota: A citação é atribuída a Platão e Sócrates.

Por que o prisioneiro, uma vez tendo se libertado e se transformado no sábio, deve voltar à caverna? Aquele que saiu da caverna e conheceu o mundo das Idéias, volta à caverna porque, devido a seu elevado nível moral e intelectual, deseja ajudar seus semelhantes a se libertarem do jugo das opiniões e dos sentidos.

A libertação destes prisioneiros ocorre quando uma só pessoa consegue se libertar e conhecer o que está fora daquela escuridão. Como este liberto não está acostumado, a realidade e a luz do sol é incomoda a seus olhos, mas ele acaba se acostumando e conhecendo o que há no mundo efetivo.

A Alegoria ou Mito da Caverna apresenta, portanto, as bases para explicar o conhecimento do senso comum em oposição ao conhecimento do senso crítico.

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

Os mitos cumprem o papel de ensinar através de histórias repletas de simbolismo, que relacionam elementos sobrenaturais com a vida dos seres humanos, dando lições sobre como se deve viver.

Resposta: A luz forte é a luz do Sol que representa o conhecimento ou a verdade. No momento que se abre a mente para a luz da verdade algo grande acontece dentro do ser humano e aquele que era acostumado a viver nas sombras da mentira num primeiro momento pode ficar em com a mente obscurecida até assimilar .