Qual é a mensagem do filme A vida é bela?

Perguntado por: rreis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

'A Vida é Bela' nos mostra que muitas vezes a felicidade está em nossa maneira de ver a vida, de aceitar e enfrentar as adversidades. Apesar do grande extermínio ocorrido nos campos de concentração, também havia sobreviventes, pessoas que conseguiram enfrentar tortura, fome e injustiça.

A paz acaba com a guerra e a ida de Guido e Giosué para um campo de concentração, já que são judeus. Preocupada com a segurança e o destino de seu marido e filho, Dora resolve, voluntariamente, entrar num dos trens e seguir para um campo juntamente com eles.

Nos papéis principais encontram-se Roberto Benigni (Guido), Nicoletta Braschi (Dora) e Giorgio Cantarini (Giosué). Guido é um jovem rústico que vem para a cidade com um amigo para se empregar como criado de mesa.

Indiscutivelmente, a maior lição que o filme transmite é que não há problema em sentir a dor. Não há problema em deixar que isso o detenha, pelo tempo que você precisar, em sua jornada em direção ao seu futuro.

2. Porque o pai esconde o filho dentro do campo de concentração? Para poupar a vida de seu filho, pois o judeus eram eliminados através de um suposto “banho”, na esperança de que seu filho sobrevivesse escondeu-o e foi sacrificado.

adjetivo Excessivamente bonita; de forma ou aparência perfeita, harmoniosa, agradável aos olhos: mulher bela.

Quando o trabalho é um prazer, a vida é bela! Mas quando nos é imposto, a vida é uma escravatura. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Finalmente, já perto do fim, Guido morre para salvar o filho, que se reune à mãe no dia da Libertação. "A Vida é Bela" foi um dos mais estrondosos sucessos do cinema italiano dos últimos anos, que comoveu e divertiu o mundo com uma incrível história dramática contada em tom de fábula cómica sobre o Holocausto.

A produção recebeu três Oscar nas categorias Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Ator (Roberto Benigni) e Melhor Trilha Sonora. Entre os reconhecimentos da obra, destaque ainda para o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, o CÉSAR de Melhor Filme Estrangeiro e o Goya de Melhor Filme Europeu.

O filme é ambientado no período que antecede a Segunda Guerra, terminando justamente com o fim desta que foi uma das páginas mais tristes da história da humanidade. Guido, a personagem de Benigne, pode se passar como um ingênuo apaixonado pela vida, que consegue ver flores em tudo.

Sinopse. Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista.

Roberto Benigni

A vida é bela, de Roberto Benigni: os fios da memória no novelo de uma vida. / Joslan Santos Sampaio – Vitória da Conquista, 2019. 243 f.

Os soldados nazistas são apresentados pelo pai ao seu filho como se fossem seres fantásticos, que cumpriam uma missão que só existia na fantasia que o pai criava para a criança. Isto, claro, não era o que eles faziam de verdade.

A diretora faz questão de mostrar que nenhuma realidade é melhor que a outra, ou a certa a ser vivida: todas as escolhas e momentos experienciados pela personagem têm pontos altos e baixos, assim como a vida.

A professora Jane tem um papel fundamental na vida do Sr. Maruge, pois ela o incentiva, o apoia e fornece o suporte necessário para a realização de seu sonho. A mensagem principal do filme é a importância da educação diante de uma dura realidade. O filme também fala de poder, política, liberdade, inclusão e exclusão.

Uma reflexão profunda sobre o medo. Enquanto filme de terror e suspense, Nós se serve da impressão de ameaça constante, a certeza de chegará alguma coisa que não sabemos de onde vem. A narrativa apela ao nosso instinto de proteger aquilo que é nosso e ao medo do desconhecido ou daquilo que não compreendemos.

Uma placa na entrada do campo dizia: “ARBEIT MACHT FREI”, que significa “o trabalho liberta”. Na realidade, o que acontecia era o oposto. O trabalho se tornou outra forma de genocídio, chamada pelos nazistas de “extermínio por meio do trabalho”.

Auschwitz-Birkenau

O maior campo de extermínio foi Auschwitz-Birkenau, que no começo de 1943 já possuía quatro câmaras de gás que operavam com o gás venenoso Zyklon B. No auge das deportações, mais de 6.000 judeus eram asfixiados por dia com este gás, em Auschwitz-Birkenau, Polônia.

O filme “A vida é bela” retrata a vida de uma família judaica que é levada para um campo de concentração, durante a segunda guerra mundial. É realmente muito interessante ver como o pai consegue “enganar” o filho, de maneira a que este não perceba a razão pela qual está naquele lugar horrível.

Meditação, pensamento ou análise detalhada sobre um assunto, sobre si próprio ou sobre algum problema ou sentimento. Atributo de quem se comporta com prudência.