Qual é a mensagem central do livro de Neemias?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

A igreja precisa de pastores e líderes que se sacrifiquem pelo povo de Deus, e não que tirem vantagem deles.

Neemias foi o governador de Jerusalém que reconstruiu o muros da cidade. Ele lutou pela reforma social e motivou o povo a obedecer a Deus. Os feitos de Neemias estão escritos no livro de Neemias. Quando os judeus puderam voltar do exílio, muitos decidiram ficar onde estavam.

Neemias compreendeu que ninguém faz grandes coisas sem a ajuda de Deus e ninguém pode ser relevante sem buscar a ajuda dos homens. Ele orou a Deus e pediu ajuda ao rei Artaxerxes. Ele pediu proteção para a viagem e recursos para começar a reconstrução dos muros de Jerusalém.

Qual o versículo-chave de Neemias? Leia mais em=A História de Neemias – Lições de um Reavivamento Bíblico ! "Uma das palavras-chave desse encontro de reavivamento é entender, que aparece seis vezes (8:2, 3, 7, 8, 9, 12) ao longo do capítulo.

Neemias se importou com essa situação, como um bom líder. Líderes são sensíveis à situação que os rodeia. Sendo assim, Deus se importa e por isso busca pessoas que também tenham essa capacidade de se preocupar com os problemas dos outros. A Deus lhe preocupava a situação de seu povo.

Assim, a intervenção de Neemias evitou a revolta e ainda realizou a construção das defesas da cidade, embora, a narrativa bíblica deponha a favor da reconstrução do muro, em face da situação vergonhosa de Jerusalém. cidade grega de Delos, e o principal objetivo era defender as cidades gregas dos ataques persas.

O livro de Neemias deve ser entendido no contexto da história do povo judeu durante o período do exílio babilônico e a subsequente restauração.

Por volta de 445 AC, Neemias, descendente de uma família de deportados, vem a Jerusalém com a autorização do rei persa para colocar a casa em ordem. A primeira tarefa de Neemias foi a reconstrução dos muros da cidade para protegê-la dos vizinhos intrusos.

Neemias era um homem justo e temia a Deus. O relato trazido por seu irmão o incomodou porque ele sabia que os mandamentos do Senhor não estavam sendo cumpridos como deveriam, e isso o motivou a sair de sua zona de conforto.

1 – Deus só precisa que você faça a sua parte
Neemias poderia ter se preocupado com Jerusalém de longe e permanecido na Pérsia, onde era o copeiro do rei e tinha sua total confiança, mas se ele tivesse feito isso, não teria estado no registro de Deus e nós nunca teríamos ouvido falar dele!

O segredo de Neemias foi dizer para as pessoas que cooperam com ele, o que cada um faria e onde faria.

Neemias conjugava integridade com exortação.
Ele exortou com autoridade, porque sua integridade era a base da sua liderança. Por temor a Deus, não usou seu posto de liderança para auferir vantagens pessoais, mas para servir ao povo com maior abnegação. A vida do líder é a vida da sua liderança.

A reconstrução dos muros de Jerusalém foi um milagre
Então não raramente, quando uma cidade era conquistada tão logo seus portões eram retirados, e seus muros, derrubados. Isso significa que a reconstrução dos muros de Jerusalém podia ser interpretada como uma ameaça ao domínio central da Pérsia.

Neemias orou 120 dias com choro, com jejum, dia e noite. Ele insistiu com Deus. 5. ADMITE e CONFESSA os seus PECADOS e os do povo.

As muralhas de Jerusalém, que foram originalmente construídas para proteger a cidade contra a entrada de inimigos, servem hoje como atração turística pois perderam a capacidade defensiva.