Qual é a menor temperatura que o corpo humano pode aguentar?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Em seu livro "A vida no limite — a ciência da sobrevivência", a escritora francesa Frances M. Ashcroft afirma que em um local sem ventos, uma pessoa adequadamente vestida consegue sobreviver a uma temperatura de até -29ºC.

O corpo humano não aguenta grandes variações em sua temperatura interna. Aos 42 ºC, apenas 5 graus acima do normal, as proteínas começam a cozinhar e todo o organismo entra em pane. Já o frio faz o metabolismo diminuir, mas não é tão fatal quanto o calor.

Veja quais são as menores temperaturas já registradas no mundo: Antártica, Estacion Vostok - Situada próxima ao Polo Sul, tem temperaturas médias de 56 graus negativos. A menor ocorreu em 21 de julho de 1983, com os termômetros marcando -89,2°C.

zero absoluto

O zero absoluto é o limite inferior de temperatura. Nessa temperatura, os átomos e demais partículas encontram-se perfeitamente estáticos, sem qualquer energia. O zero absoluto é a menor temperatura teórica à qual um corpo pode chegar.

É uma sensibilidade anormal ao frio ou a baixas temperaturas. Considerações gerais: A intolerância ao frio pode ser um sintoma de um problema metabólico.

Os humanos congelam até a morte quando a temperatura do corpo interno cai abaixo de 70 graus. É possível congelar até a morte em temperaturas de 40 graus, mas isso é raro. A quantidade de tempo que você pode sobreviver nas gotas frias junto com a temperatura.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Antártida Oriental

O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico, de acordo com um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.

A conclusão de que o frio é mais perigoso que o calor não é nova. Em 2015, outro estudo na revista The Lancet concluiu que o frio matava 14 vezes mais que o calor com base em 74 milhões de óbitos registrados em 13 países.

“As pessoas se preocupam mais com o calor e o cansaço causado por ele, mas o frio é mais perigoso. Principalmente para pessoas que sofrem com os fatores de risco considerados agravantes.

Em humanos, a febre costuma ser limitada a 39ºC ou 39,5ºC, e a hipotermia se estabiliza entre 34ºC e 35ºC. O paciente volta à temperaturanormal” sozinho.

-273,15 ºC

O zero absoluto é equivalente a -273,15 ºC ou -459,67 ºF. Não pare agora...

Urupema

Urupema, Santa Catarina
Localizada na Serra Catarinense, Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, com uma temperatura média de 8ºC durante o ano. Os termômetros podem marcar até mínimas de -10ºC, o que torna o surgimento de neve e geadas um fenômeno não tão incomum na região.

Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Fala-se de hipotermia quando a temperatura corporal é igual ou inferior 35oC; O organismo perde mais calor do que aquele que consegue produzir e, por isso, não consegue que a sua temperatura retorne ao valor normal; Em situações limite, a hipotermia pode ser fatal.

Criado em 1800 pelo físico William Thonsom, também conhecido por Lord Kelvin, o conceito de zero absoluto acontece quando um corpo apresenta ausência de energia, as moléculas ficam completamente paradas, ou seja, não há calor.

E isso depende da taxa metabólica de repouso, ou seja, do quanto se gasta de energia quando se está parado. "O frio que a pessoa sente ou não está relacionado à quantidade de calor produzido internamente. Se a pessoa, mesmo parada, produz mais calor, ela vai sentir menos frio", resume Wanner.

Mantenha a pele sempre hidratada, principalmente mãos, pés, cara e lábios para se proteger do frio. Use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa. Não ceda à pressão da moda e evite usar roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea. Proteja as extremidades do corpo.