Qual é a menor partícula que existe?

Perguntado por: smonteiro6 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Eles são, na verdade, formados por objetos ainda menores: têm núcleos compostos de prótons (partículas com carga positiva) e nêutrons (partículas sem carga), e ao redor desse núcleo flutuam elétrons (partículas com carga negativa).

Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons. Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

Cada quark tem uma massa de 5 a 10 MeV (milhões de elétron-Volt, a unidade de massa das partículas atômicas), mas os três quarks de cada próton ou nêutron correspondem a apenas 5 milésimos da massa de cada uma dessas partículas.

O quark down é mais pesado que o up, o que explica por que o próton é mais leve que o nêutron.

A velocidade estimada é de 0.3 vezes a velocidade da luz para o charmônio e 0.1 vezes a velocidade da luz para o bottomônio.

A cada quark é atribuído um número bariônico, B = 1/3, e um número leptônico nulo L = 0.

Até o momento já foram observados seis tipos de quarks, também chamados sabores, que são o quark u (up), o quark d (down), o quark s (strange), o quark c (charm), o quark b (bottom) e o quark t (top), [5].

O próton é feito de dois quarks 'u' e um 'd'. A diferença fundamental é a carga elétrica. O quark 'u' tem carga de + 2/3, o quark 'd' tem carga de - 1/3.”

Recapitulando, há seis léptons (elétron e neutrino do elétron, múon e neutrino do múon, tau e neutrino do tau) e seis quarks (up, down, estranho, charme, bottom e top), cada um tendo a antipartícula correspondente.

Até que, quinze bilhões de anos depois do Big Bang, a temperatura do Cosmo só permite a sobrevivência dos quarks up e down.

Hoje em dia, porém, a ciência descobriu que os átomos podem ser divididos em partículas ainda menores, as partículas elementares. São elas os prótons, nêutrons e elétrons. E estas partículas também podem ser divididas em outras, menores ainda.

Os quarks possuem três cores: vermelho, azul e verde. Os antiquarks, antivermelho, antiazul e antiverde.

O próton, uma das subpartículas atômicas, pode ser ainda menor do que se pensava. Uma comissão internacional havia determinado que o raio (ou raio de carga) do próton era de 0,8768 x 10-15 metros (m).

Eles são constituídos por três partes principais: prótons, nêutrons e elétrons. Pense nos prótons e nos nêutrons unidos no centro formando o “sol”, ou núcleo. E os elétrons orbitando esse núcleo, como planetas. Se os átomos já são extremamente pequenos, essas partículas subatômicas são ainda menores.

A interação que ocorre entre os quarks pela carga de cor tem alcance muito curto (da ordem de 10-18 m) e é atrativa. A partícula mediadora dessa força atrativa é o glúon (que em inglês remete à ideia de "cola"). Os glúons são responsáveis pela união dos quarks, que formam os prótons e os nêutrons.

Apenas os quarks up e down estão presentes nos prótons e nos nêutrons. Os sabores top, bottom, charm e strange foram descobertos em experiências utilizando aceleradores de partículas. Dois quarks juntos formam mesóns. Já a união de três quarks formam bárions, como aqueles que compõem o núcleo atômico.

Os quarks up e down são os quarks mais estáveis, sendo constituintes fundamentais dos núcleons que constituem todos os elementos químicos: o próton contem dois quarks up e um down, enquanto que o nêutron contem um up e dois quarks down.

Neutrinos viajam acima de 300.000km/s e superam velocidade da luz, de novo.

Bárion é um tipo de partícula formada por 3 partículas indivisíveis, os quarks. Por exemplo, o próton é formado por dois quarks up e um quark down. Já o nêutron é um par de quarks down com um quark up.