Qual é a menor partícula do universo?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

neutrino

Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino. “Ele pode ter 4 x 10-33 grama,”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Isso equivale a um bilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de grama – e dá uma massa 100 milhões de vezes menor que a do próton, que tem 1,67 x 10-24 grama.

Hoje sabemos que os elétrons são as partículas de menor massa que compõem o átomo.

Eles são, na verdade, formados por objetos ainda menores: têm núcleos compostos de prótons (partículas com carga positiva) e nêutrons (partículas sem carga), e ao redor desse núcleo flutuam elétrons (partículas com carga negativa).

Cada quark tem uma massa de 5 a 10 MeV (milhões de elétron-Volt, a unidade de massa das partículas atômicas), mas os três quarks de cada próton ou nêutron correspondem a apenas 5 milésimos da massa de cada uma dessas partículas.

Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons. Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

Quark {masculino}
requeijão {m.} queijo coalhado {m.}

A velocidade estimada é de 0.3 vezes a velocidade da luz para o charmônio e 0.1 vezes a velocidade da luz para o bottomônio.

O quark down é mais pesado que o up, o que explica por que o próton é mais leve que o nêutron.

Físico ensina como o quark, a menor partícula do átomo, é formado. Em uma escala decrescente, a matéria é formada por moléculas, cuja composição é feita por átomos, que possuem elétrons orbitando em torno de um núcleo constituído por prótons e nêutrons.

O próton é feito de dois quarks 'u' e um 'd'. A diferença fundamental é a carga elétrica. O quark 'u' tem carga de + 2/3, o quark 'd' tem carga de - 1/3.”

Os prótons são partículas subatômicas, ou seja, são partes de um átomo. Estão localizados no núcleo atômico, junto com os nêutrons, e ambos são cobertos ou rodeados pela eletrosfera, que é onde ficam os elétrons.

Quarks se combinam para formar partículas compostas chamadas hádrons das quais as mais estáveis desse tipo são os prótons e os nêutrons, que são os principais componentes dos núcleos atômicos.

Os quarks possuem três cores: vermelho, azul e verde. Os antiquarks, antivermelho, antiazul e antiverde.

Até o momento já foram observados seis tipos de quarks, também chamados sabores, que são o quark u (up), o quark d (down), o quark s (strange), o quark c (charm), o quark b (bottom) e o quark t (top), [5].

Até que, quinze bilhões de anos depois do Big Bang, a temperatura do Cosmo só permite a sobrevivência dos quarks up e down.