Qual é a menor formiga?

Perguntado por: gpereira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

A formiga-faraó (Monomorium pharaonis), nesse sentido, é a menor espécie de formiga do planeta, com aproximadamente 2mm de comprimento. Elas habitam tanto a América do Norte, Austrália, Europa quanto a Ásia. Suas colônias podem ter diversas rainhas e a coloração das operárias varia entre amarelo-claro e marrom.

No que diz respeito ao ataque direto a humanos, as formigas de aparência preta até causam certo incômodo. Porém, as temidas de fato são as do gênero Solenopsis. De aparência marrom-claro ou avermelhada, dependendo da espécie, elas são conhecidas pelos nomes populares formiga-de-fogo ou formiga-lava-pés.

A formiga de fogo, também conhecida como formiga-lava-pés, é uma espécie de inseto muito comum na América do Sul. Além do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai também registram a presença da espécie. A formiga é muito comum e, assim, torna-se uma praga perigosa para as plantações.

Uma picada de formiga ocorre quando uma formiga morde usando suas mandíbulas e boca para beliscar a pele humana. A picada difere da picada: as formigas picam com o ferrão, a fluxo-mais de seus corpos. As formigas de fogo agarram a pele (picada) e depois injetam veneno com o ferrão (que é imediatamente doloroso).

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

1. Formiga-explosiva (Colobopsis explodens) Recentemente descoberta na selva de Bornéu, essa formiga pertence a um gênero de himenópteros que vivem em árvores, onde as operárias obtêm alimento e abrigo. Existem muitas espécies de formigas desse tipo.

A formiga tem dois olhos, cada olho é feito de muitos olhos menores. São chamados os olhos compostos. O abdômen da formiga contem dois estômagos. Um estômago prende o alimento e o segundo estômago é para que o alimento seja compartilhado com outras formigas.

De imediato veríamos o acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se parte da biodiversidade do planeta. Alem disso, as formigas são responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria, que leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies.

O sal espalhado nas janelas ou portas também impede que a formigas entrem na sua casa. Formigas não gostam de sal. Isso serve como um repelente e inibe uma invasão. Você também pode ferver água com um pouco de sal e borrifar essa mistura diretamente em áreas e frestas que possam haver o surgimento de formigas.

A comunicação utilizada pelos insetos consiste numa espécie de tábua de lavar natural que eles têm no abdômen, a qual esfregam gerando sons. A descoberta foi feita através de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Os machos são sempre alados, mas o seu objetivo é o mesmo, poder dispersar-se e acasalar. Quase todas as espécies de formigas podem ter asas. Estas formigas voadoras, quando as vemos com asas, pensamos, muitas vezes, tratar-se de térmitas.

A região do corpo picada não deve se infectar caso você não estoure a bolha. Evite coçá-la, pois isso pode fazer com que ela estoure. Se a bolha estourar, limpe a área com água e sabão e monitore a ferida formada para identificar quaisquer sinais de infecção.

A formiga-fantasma é conhecida no mundo inteiro. Parece flutuar quando anda, devido às pernas e ao abdômen quase transparentes. Entre cientistas, a miudinha tem um nome gigante: Tapinoma melanocephalum (pronuncia-se “melanocéfalum”)!

A formiga-cabo-verde é muito conhecida por seu tamanho gigante e sua picada severa. A dor causada por essa espécie é descrita por Schmidt como "pura e intensa, como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar". Ela está na escala 4 de intensidade.

A Myrmecia pyriformis, conhecida como formiga bulldog, usa as suas picadas e mandíbulas para dominar e envenenar os inimigos. A formiga bulldog ganhou este nome devido à sua ferocidade e determinação com que desfere ataques.

As formigas cabeçudas possuem coloração de marrom claro ao escuro e fazem grandes trilhas de seu ninho até a fonte de alimentos. Suas colônias podem estar localizadas em frestas no solo, calçadas, paredes, azulejos e equipamentos eletrônicos. Elas não mordem, mas podem ser portadores de vermes.

As formigas se locomovem em espécie de 'fila indiana', caracterizada por colocar um indivíduo atrás do outro, para evitar que se percam umas das outras e, assim, conseguir chegar ao destino predeterminado.

Elas sentem a aproximação da chuva e preparam uma revoada para fundar novas colônias. Este deslocamento, no entanto, não tem apenas uma função territorial, mas também um interesse reprodutivo. “Quando a gente vê essas formigas voando com asas, ali tem machos e fêmeas para acasalar.

substância conhecida como ácido. fórmico ou ácido metanoico na. nossa pele, causando dor intensa, inchaço e coceira.