Qual é a memória mais antiga que uma pessoa pode ter?

Perguntado por: ilima . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Um estudo feito na Universidade Memorial de Terra Nova, no Canadá, concluiu que as memórias mais antigas das pessoas são de quando elas tinham 2 anos e meio de idade, em média. O estudo demorou 21 anos para ser feito e levou também em consideração uma revisão de dados previamente coletados.

Provavelmente, algo que aconteceu entre três e quatro anos de idade. Dificilmente lembramos de algo anterior a esse período. A ciência não sabe bem o porquê, mas há algumas pistas. A primeira é a imaturidade do cérebro.

Em média, as primeiras memórias que as pessoas podem recordar são de quando elas tinham apenas 2 anos e meio de idade, sugere um novo estudo. As descobertas, publicadas na revista Memory, afastam as conclusões anteriores sobre a idade média das memórias mais antigas serem por volta de um ano.

Essa mudança de comportamento faz parte do desenvolvimento da criança: conhecido como “ terrible two” – os “terríveis 2 anos”, em tradução livre, geralmente começa com um ano e meio de idade e dura até os 3 anos.

A consciência de si mesmo, como um ser separado do resto do mundo, surge entre os 9 e os 15 meses de idade, mas somente no período entre 15 e 18 meses é que a noção de como são fisicamente é fundamentada. Surge o “eu” e o “meu” e, futuramente, os sentimentos de vergonha, de culpa, de ciúmes e de afeição.

A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. Nesta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hipervigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração.

Por exemplo, aos 6 meses de idade o bebê recorda-se de ações por 24 horas, mas não por 48 horas; aos 9 meses de idade, por um mês, mas não por três meses; e aos 20 meses de idade, por períodos que chegam a um ano.

Traumas psicológicos ou o trauma infantil são compilados de acontecimentos que acabam gerando desconforto na criança, mas também deixam cicatrizes profundas na sua mente.

Quatro etapas são necessárias para um processo de memorização eficaz: atenção, compreensão, armazenamento e resgate.

Palácio da Memória: como fazer o seu

  1. 1) Escolha um lugar bem conhecido. ...
  2. 2) Memorize o seu palácio. ...
  3. 3) Escolha as palavras ou conceitos que você precisa memorizar. ...
  4. 4) Associe os conceitos às estações do palácio. ...
  5. 5) Revise mentalmente o trajeto com as imagens associadas.

O processamento da informação para conversão em memória dá-se em 3 fases: Codificação, Armazenamento e Recuperação.

A ansiedade, o medo, a insegurança e até transtornos psicológicos são algumas consequências. Com isso, o indivíduo que sofre com traumas costuma ter dificuldades para conviver em sociedade, se relacionar, apresentam baixa autoestima e agressividade.

Sim... é normal não se lembrar de coisas vividas, principalmente até os 4 anos de idade. Alguns flax, mas com pouca nitidez. Porém, tudo fica gravado no Emocional e agora, na fase adulta, se manifesta quando fatos estão ligados ao ocorrido na infancia .

«Através da psicoterapia a pessoa vai poder identificar esses traumas, e ressignificá-los de forma a que não afetem a sua qualidade de vida». O papel da psicoterapia nesse caso é fazer com que o adulto perceba que já não é aquela criança inocente, submissa, indefesa e despreparada que acreditava ser.

Conhecida também como “terrible two” (“terríveis 2 anos”) ou “adolescência do bebê”, a crise dos 2 anos é a fase em que a criança começa a se opor aos pais: dizer “não” para tudo, não obedecer qualquer orientação, fazer o contrário do que é pedido e discutir, atirar objetos e se jogar no chão sempre que é contrariada.

Consegue começar a ajudar a lavar os dentes. Caminha de forma coordenada, raramente caindo e consegue parar sem problemas. Atira a bola. Corre com os olhos fixos no chão e não contorna objetos.

A crise dos 2 anos de idade, conhecida como "adolescência do bebê", pode começar por volta de 1 ano e meio e pode se estender até os 4 anos. É chamada também de "terrible two", que na tradução significa "os terríveis dois anos". A fase dos 2 anos de idade é um período de grandes mudanças para a criança.