Qual é a membrana que reveste o coração?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

O coração é revestido por uma membrana que garante a sua posição ideal para bater de forma eficiente. Essa membrana recebe o nome de pericárdio, uma estrutura fibro-serosa em forma de saco que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos sanguíneos.

O pericárdio é uma membrana que envolve o coração em sua parte externa, criando uma espécie de parede entre o órgão e o restante do corpo. Dentro dessa membrana, líquidos são armazenados, servindo como lubrificante para o coração, facilitando seus batimentos.

Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.

Esse problema pode ser investigado através do Raio-X e do Eletrocardiograma. Outro exame comum de ser indicado é o Ecocardiograma, conhecido também como ultrassom do coração. Ele é essencial porque permite detectar se o pericárdio está mais espesso.

O miocárdio é a parte média da parede do coração. A porção mais interna se chama endocárdio e a mais externa pericárdio. O miocárdio é composto por um tecido muscular especial, o músculo cardíaco, e tem como função básica ejetar o sangue que se encontra no interior do coração.

Os dois ventrículos do coração são separados pelo septo interventricular. O músculo da parede do coração é formado por três camadas: o endocárdio, o miocárdio e o pericárdio.

O coração é formado basicamente por tecido muscular estriado cardíaco. O endocárdio é formado por endotélio situado sobre uma camada subendotelial, constituída por tecido conjuntivo e algumas células de tecido muscular não estriado.

Líquido pericárdico é o líquido seroso segregado pela camada serosa do pericárdio na cavidade pericárdica. O pericárdio é constituído por duas camadas – uma camada fibrosa externa e uma camada fibrosa interna.

Cavidade Pericárdica
O seio pericárdico transverso se estende transversalmente ao longo do pericárdio entre as raízes dos grandes vasos, posterior à aorta ascendente e ao tronco pulmonar, e anterior à veia cava superior.

Em condições normais, encontra-se cerca de 15 a 30 mL de um líquido cor de palha, claro e transparente dentro do saco pericárdico (2).

pleura

A pleura é uma membrana fina e transparente composta por duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica. A camada da membrana que reveste os pulmões fica em contato direto com a camada que reveste a parede torácica.

A pleura é a membrana serosa que reveste a parede interna do tórax e envolve os pulmões, protegendo do atrito contra a parede torácica. Formada por duas camadas, a visceral e a parietal, separadas por um fluido seroso que desempenha o papel de lubrificante.

A pericardite é uma inflamação no pericárdio, membrana que reveste o coração.

O principal sintoma da pericardite aguda é uma dor em pontada, repentina e forte, bem no meio do peito, que varia de intensidade com a mudança de posição: aumenta quando a pessoa deita e diminui, quando sentada, inclina o corpo para frente.

Pericardite aguda é nome dado à inflamação do pericárdio, que pode ser provocada por diversas situações, incluindo drogas, traumas, infarto, câncer, insuficiência renal e infecções, principalmente as de origem viral.

O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.

O suprimento arterial do coração é realizado por duas artérias, as artérias coronárias direita e esquerda.