Qual é a melhor vitamina para os olhos?

Perguntado por: eassuncao2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Vitamina A, luteína e zeaxantina, ácidos gordos ómega-3 e Vitaminas C e E, são cinco vitaminas e minerais fundamentais para manter uns olhos saudáveis.

Exercite a lente do olho para aumentar o foco
Sabemos que exercícios naturais direcionados para aumentar o foco da visão vão fortalecer o cristalino e os músculos que ficam no globo ocular e nos beneficiar com imagens mais nítidas e focadas.

Desvie o olhar de seu dedo por um momento, olhando para algum ponto distante; Concentre-se novamente no dedo estendido e, lentamente, traga-o de volta para o olho. Olhe para longe e se concentre em algum ponto distante. Repita três vezes.

A vitamina A e a visão são aliados potentes. As cenouras contêm uma grande quantidade de betacaroteno e vitamina A, que podem contribuir para a saúde dos seus olhos e constituir uma fonte fantástica de vitaminas para os olhos contra a degeneração macular e a catarata.

Frutas vermelhas
Morangos, amoras, cerejas, framboesas e mirtilos, entre tantas outras, são compostas por vitamina C, antioxidantes e flavonoides. Portanto, combatem os radicais livres e contribuem na prevenção da perda de visão e da degeneração macular.

O tratamento indicado para este caso é a fotocoagulação a laser, aplicado diretamente sobre a região afetada, promovendo um reforço na estrutura do tecido retiniano, prevenindo um possível descolamento. É comum que esse procedimento possa ser repetido ao longo dos anos.

A visão embaçada pode estar associada a diversos problemas e os mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A sensação de “turvamento” ou “enevoamento” também pode ocorrer como um sintoma secundário de outras moléstias, entre as quais a enxaqueca, a diabetes e a pressão alta.

A suplementação seria uma maneira de melhorar os níveis de luteína no organismo, e assim contribuindo com o fator antioxidantes nos tecidos que necessitam. Não existe um consenso sobre o horário de consumo da luteína, por se tratar de um carotenoide ela pode ser consumida após as refeições maiores como almoço e jantar.

De fato, há pesquisas que demonstram a conexão de baixos níveis de vitamina D3 com o surgimento de doenças oftalmológicas. Dentre as principais, estão glaucoma, catarata, retinopatia diabética, olho seco e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Concluindo, o ômega-3 tem se mostrado útil no combate à Doença do Olho Seco, sendo eficaz e bem tolerado no geral. Suplementos à base de ômega-3 podem ser facilmente incorporados ao dia a dia do paciente e podem ser tomado junto das refeições.

O tratamento definitivo para as causas mais comuns de visão embaçada é a chamada Cirurgia Refrativa Ocular a Laser. O IOC oferece aos seus pacientes diversas técnicas disponíveis, como o LASIK, o PRK e a mais nova geração de Cirurgia de Correção do Grau, o VisuMax SMILE.

A melhor maneira de corrigir este problema é com o uso de óculos, mas lentes de contato também ajudam. Os tais “óculos prontos”, ou “óculos de farmácia” ajudam pacientes sem necessidade de grau para longe a enxergar para perto depois dos 40 anos de idade.

Bem conhecido dos brasileiros, o Colírio Moura Brasil é indicado para tratar irritações nos olhos causadas por contato com vento, poeira, calor, fumaça, gases irritantes, luz e também corpos estranhos.

A vitamina A é a mais importante para os nossos olhos, pois mantém a córnea clara, lubrifica os nossos olhos e melhora a nossa visão em baixa luz, pois contém uma proteína chamada rodopsina. Caso contrário, a carência de vitamina A pode provocar ou agravar a cegueira noturna e outras doenças oculares.

Passar muito tempo ao computador, ler em movimento, não usar óculos de sol ou adiar constantemente a visita ao médico oftalmologista. São vários os comportamentos que adotamos no quotidiano (muitas vezes, sem nos apercebermos) e que nem imaginamos que podem estar a prejudicar os nossos olhos.

Devemos evitar o exagero em alimentos que prejudicam a visão, como aqueles que contêm corantes, conservantes, realçadores de sabor, açúcar refinado e com gordura trans – biscoitos recheados, macarrão instantâneo, margarina, pipoca de micro-ondas, e sorvetes industrializados.

Lavitan Luteína possui ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres, ajuda no bom funcionamento dos olhos, aumenta a imunidade e ajuda a prevenir doenças.

Luteína e Zeaxantina
São encontradas na laranja, nectarina, mamão, pêssego, brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, ervilha, milho, rúcula, espinafre, abóbora, gema de ovo, entre outros. Essas são duas palavrinhas estranhas que você deve conhecer para manter a dieta completa.