Qual é a melhor vitamina para fortalecer o cérebro?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Elas têm benefícios além do cérebro, mas todas contribuem de alguma forma para o desenvolvimento cerebral. “Algumas estão mais diretamente relacionadas ao cérebro, como as vitaminas B-12, B-9 e B-1.

A vitamina B1 tem papel relevante para o bom funcionamento cerebral, e a deficiência crônica desse nutriente pode gerar uma série de problemas neurológicos e cognitivos.

Esses são alguns dos nutrientes e vitaminas benéficos para memória e concentração:

  1. Colina. Parte do chamado complexo B de vitaminas, a colina é um nutriente essencial para todo o corpo. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.

Estudos comprovam que a falta de vitamina B12 no corpo está intimamente ligada a problemas neurológicos como esquecimentos, incapacidade de se concentrar, perda da noção espaço-temporal, diminuição cognitiva e uma memória fraca.

Confusão mental – A mielina também é responsável por cobrir as células nervosas do cérebro. Com a deficiência de B12 essa substância não é produzida, causando confusão mental.

Magnésio L-Treonato

O Magnésio L-Treonato é o mais o mais novo suplemento capaz melhorar a função do Cérebro, contribuindo para o aumento das funções cognitivas como a memória, concentração e aprendizagem.

Magnésio Treonato, ou Magnésio L-Treonato é suplemento dietético que foi projetada para adentrar pela barreira hematoencefálica e assim melhorar os níveis de magnésio no cérebro, com isso oferecendo melhor suporte para memória, função cognitiva e aprendizagem.

vitamina D

Outra substância essencial quando o assunto é qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental, não podemos deixar de mencionar a vitamina D, afinal, uma das principais causas no quadro de falta de energia acontece pela deficiência desse nutriente.

A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas.

5 hábitos que promovem a criação de neurônios

  1. Exercício aeróbico. Cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogênese. ...
  2. Alimentação. ...
  3. Sexo. ...
  4. Estresse e ansiedade sob controle. ...
  5. Mente sempre ativa.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

vitamina B12

Além da vitamina B12, as demais vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7 e B9) também são essenciais para quem deseja consumir as melhores vitaminas depois dos 50 anos, pois são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

“Esse é um campo emergente que está começando a se expandir”, diz ela. Em outubro de 2022, a especialista conversou com a BBC sobre os benefícios da vitamina B para manter o cérebro jovem e saudável, especialmente B-12, B-9 e B-1.

A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

Deficiência da vitamina B12 pode provocar sintomas do Alzheimer.

Estudos experi- mentais foi constatado que a deficiência de vit D foi associada com maior diminuição de volume cerebral e maior níveis de inflamação crônica no SNC, que predispõem a doenças neurológicas. A insuficiência de vitamina D3 foi associada com o desenvolvimento da doença de neurodegenerativas.

Os benefícios da suplementação de magnésio podem ser obtidos logo após os primeiros dias de uso.

O suplemento pode ser consumido à noite e tem diversos benefícios para a melhora da qualidade do sono. Como mencionado anteriormente, o melhor horário para tomar magnésio é junto ao consumo de outros alimentos, incluindo as refeições que acontecem à noite, como jantar ou ceia.