Qual é a melhor vitamina para alopecia?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

vitamina D

Sendo assim, é recomendado dosar a vitamina D em todos os pacientes com alopecia areata, sendo sua reposição feita naqueles que estiverem deficientes. Aliás, a vitamina D é considerada uma das principais vitaminas para queda de cabelo e deve ser dosada em todos os pacientes com cabelos caindo mais do que o normal.

Vitamina C. A vitamina C também faz parte do grupo de vitaminas para queda de cabelo. Ela ajuda na produção de colágeno, hidrata, tem ação antioxidante e fortalece os fios capilares. A melhor forma de absorver vitamina C é por meio da alimentação natural.

Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.

A doença tem cura, embora fique mais difícil conforme a doença acomete o corpo. “Geralmente se trata com corticoides tópicos ou injetáveis e imunoterápicos tópicos ou sistêmicos. Em alguns casos de alopecia universal, a gente precisa de imunobiológicos, que são medicações extremamente caras e não estão no hall da ANS.

Uso de medicamentos
O Minoxidil, remédio oral ou tônico capilar que ajuda na vascularização do couro cabeludo, ajuda no crescimento dos fios. Já o acetato de ciproterona é utilizado para neutralizar os efeitos dos andrógenos.

A alopecia pode ser prevenida por meio de uma alimentação saudável e bem equilibrada, com todos os nutrientes. Os pacientes também devem evitar ficar de cabelos presos por muito tempo, para evitar a alopecia por tração. Evitar o uso de produtos químicos no cabelo também ajuda a manter os fios saudáveis.

Algumas receitas caseiras, como o tônico de chá verde, o esfoliante de café ou o óleo de rícino, por exemplo, são capazes de estimular o crescimento do cabelo, pois melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo e o fornecimento de nutrientes, além de fortalecerem e hidratarem os fios.

Pessoas com baixos níveis de vitamina B12 no organismo, por exemplo, podem perceber a perda excessiva dos fios, pois esse é um dos sintomas da deficiência do nutriente. As vitaminas do complexo B em geral são importantes para a manutenção da saúde capilar.

Os resultados, mostraram uma correlação positiva entre níveis baixos de vitamina D e a alopecia, auxiliando assim, no tratamento da doença. Todavia, mais estudos clínicos são necessários para concretização e comprovar sua importância terapêutica.

Tratamento da queda de cabelo com Amplexe
Para obter melhores resultados no combate à alopécia androgenética masculina e ao eflúvio telógeno, é recomendado utilizar o Shampoo Amplexe Antiqueda diariamente na higienização do cabelo. Deve-se deixar o produto agir por 2 minutos, enxaguar e repetir a aplicação.

A forma mais severa desta patologia é a Alopécia Areata Universal, quando todos os fios da cabeça caem e não voltam. Não existe tratamento eficiente.

Hormônios andrógenos como testosterona, DHEA, são os hormônios principais que ditam crescimento de cabelo.

Transplante de cabelo
É a única solução definitiva para quem sofre com a alopecia androgenética. O transplante capilar é um procedimento cirúrgico que retira folículos capilares de uma área saudável e coloca em áreas afetadas pela calvície, fazendo com que os cabelos voltem a crescer normalmente.

Algumas das medicações mais utilizadas e seus principais efeitos: Finasterida ou Dutasterida: indicada para o tratamento da alopecia androgenética, ele bloqueia uma enzima responsável por transformar a testosterona em diidrotestosterona, que é quem causa o afinamento dos fios.

O objetivo do tratamento é interromper e reverter esse processo de afinamento. A principal forma de tratamento da calvície feminina é feita através de medicações tópicas. Mas, dependendo do caso, seu médico pode prescrever comprimidos também.

O óleo essencial de alecrim é um dos ativos presentes em nossa fórmula, sendo considerado o "minoxidil" natural por seus efeitos garantidos no crescimento capilar.

Alguns dizem que as substâncias químicas presentes no xampu podem danificar o couro cabeludo quando lavado com muita frequência. Os especialistas afirmam que esse é outro mito. No geral, o cabelo deveria ser lavado todos os dias ou pelo menos a cada dois dias, embora isto dependa do tipo de cabelo da pessoa.

Para isso, devemos estimular a lavagem com maior frequência do couro cabeludo (se necessário diária), retirando mitos que a grande maioria têm de que o cabelo irá cair mais por lavar frequentemente ou até mesmo apodrecer.

Cortar o cabelo não atrapalha e nem ajuda um paciente com calvície.

Finasterida: amplamente utilizada para tratamento da alopecia androgenética, aumenta o crescimento do cabelo e previne a queda.

A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos. O sintoma mais frequente na alopecia androgenética é o afinamento dos fios. Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto.