Qual é a melhor veia para punção?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Quais são as veias para coleta de sangue venoso? Mesmo que seja possível a coleta de sangue venoso em qualquer veia dos membros superiores do paciente, a mais utilizada é a veia cubital mediana, seguida da cefálica, que está mais propensa à dor durante a punção e hematomas.

Não devemos escolher lugares com terapia ou hidratação intravenosa, locais com cicatrizes ou queimadura, perto de onde foi realizado uma mastectomia, cateterismo ou qualquer outro procedimento cirúrgico, áreas com hematomas, abscessos, que já sofreram trombose (pouco flexíveis) e com múltiplas punções recentes.

As punções variam de acordo com a sua finalidade. - PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática... Introdução de uma agulha no interior da bexiga, pela parede anterior do abdome - de forma cruenta.

Na coleta de sangue
A coleta de sangue para os mais diversos exames de análises clínicas é realizada através das veias nos braços. A coleta de sangue em artéria é geralmente realizada em ambiente hospitalar para exames de gasometria arterial, em que é medido pH e níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue arterial.

no máximo, quatro no total. Múltiplas tentativas de punções causam dor, atrasam o início do tratamento, comprometem o vaso, aumentam custos e os riscos de complicações.

A artéria radial também é clinicamente importante devido à sua localização no punho, já que sua pulsação pode ser palpada e usada para determinar a frequência cardíaca.

Ainda que seja possível coletar sangue venoso em qualquer veia dos membros superiores do paciente, a identificação da veia ideal pode ser feita por meio de observação, procurando uma veia calibrosa.

Se o profissional em questão não conseguir localizar a veia na parte interna de nenhum dos cotovelos, ele terá que procurar por uma veia diferente. Nesse caso, ele: Pedirá para que você abaixe um pouco o braço e feche a mão, para deixar as veias basílica e cefálica mais aparentes.

No braço e antebraço escolhe-se as veias cefálica, basílica e cubital mediana. Salienta- se que a fossa cubital proporciona uma melhor apresentação e possui veias de maior calibre, sendo um local bastante utilizado, principalmente para punções de menor duração (1,2).

Jelco número 20: serve para crianças, adolescentes e adultos. Sendo adequado para a maioria das infusões venosas de sangue e outras infusões venosas, no caso de hemoderivados. Jelco número 22: indicado para bebês, crianças, adolescentes e idosos, bem como, para a maioria das infusões.

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal.

O exame de Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) é feito utilizando uma agulha ainda mais fina do que a utilizada para fazer a coleta de sangue para exames como o hemograma, por exemplo. Por isso, apesar de um pouco incômodo para alguns pacientes, é um procedimento considerado seguro e rápido.

A punção venosa periférica pode ser realizada pela equipe de enfermagem, Page 3 cabendo ao enfermeiro avaliar a condição venosa do paciente, previamente à realização do procedimento, recomendando-se que nos pacientes com punção venosa periférica considerada difícil, que seja executada pelo enfermeiro.

Punção em Artéria
Acidentalmente, quando está se puncionando a veia pode ser puncionada uma artéria, a identificação de que esta ocorreu, ao invés daquela, é feita pela visualização de um sangue vermelho vivo e em forma de jato fluindo.

As artérias são vasos sanguíneos que apresentam paredes resistentes e espessas, sendo essa uma característica fundamental para o transporte de sangue em alta pressão. Nas veias, por sua vez, o sangue é transportado em uma pressão menor, desse modo, suas paredes apresentam-se menos espessas.

O local para punção deve ser escolhido de acordo com as condições clínicas do paciente, sendo as artérias radial, braquial, femoral ou dorsalis pedis indicadas para coleta do sangue arterial, e para cateterização intra-arterial preferencial é a artéria radial (DIAS et al., 2006; OLGLIARI; PIAZZETTA; MARTINS FILHO, 2021 ...

dentro dos protocolos institucionais eles pedem para trocar este dispositivo aqui a cada 72 horas ou seja a cada três dias basicamente é trocar desse dispositivo.

002/CT/2010 o(a) enfermeiro(a) tem a competência para realizar a punção venosa de jugular externa desde que, o profissional seja dotado de habilidade, competência técnica e científica que sustentem as prerrogativas da legislação.

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

Qual é a veia mais perigosa do corpo humano? Veia hepática Esta veia leva o sangue pobre em oxigênio de volta ao coração. Também distribui glicose e aminoácidos do fígado para outras partes do corpo .

Veias cava

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração.