Qual é a melhor tração?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Para quem viaja muito e precisa utilizar com mais frequência o porta-malas do veículo, a melhor escolha é um automóvel com tração na dianteira. Ele oferece mais espaço para as cargas. Já para quem deseja puxar um reboque, a tração traseira tem mais capacidade.

TRAÇÃO 4X4 (4WD)
Presente em veículos com característica off-road, a tração 4x4 ou 4WD (4 wheel drive) funciona da mesma forma que a tração integral, com a diferença de ser acionável por botão ou alavanca.

Basicamente, a tração integral é a permanente, onde as rodas possuem tração o tempo todo, enquanto o 4×4 é apenas temporário. Neste último caso, geralmente a tração é traseira e o eixo dianteiro pode ser acionado para transpor terrenos difíceis, o que também pode incluir uma redução.

A tração 4×4 é o sistema em que as quatro rodas do carro recebem o torque de propulsão (motor e transmissão). Também conhecida como 4WD (do inglês Four Wheel Drive), deve ser preferencialmente utilizada em estradas de terra ou pisos de baixa aderência, como areia ou lama.

Carros com tração traseira, na maioria das vezes, são indicados para quem precisa carregar cargas pesadas! Os automóveis com tração traseira possibilitam a realização de manobras esportivas. Eles têm mais equilíbrio e os pneus desgastam por igual. Também tem uma melhor divisão do peso.

A tração do carro 4x4 atrai muitos apaixonados por competições off-road. Isso porque ele tem um ótimo desempenho em estradas não asfaltadas, independente das condições do tempo. Além disso, ele supera obstáculos como subidas muito inclinadas ou com piso escorregadio.

O Drift se baseia na capacidade de realizar manobras controladas com o carro, utilizando o torque e a potência do motor para contornar curvas destracionando as rodas traseiras do carro. Para isso, ele precisa de um carro com tração traseira, um bom freio de mão e maior ângulo de esterçamento das rodas dianteiras.

Qual a diferença entre tração AWD e 4WD? A principal diferença entre tração AWD e 4WD, é que a primeira (AWD) funciona de modo integral em todas as rodas sempre. Enquanto a 4WD, pode ser acionada pelo condutor, em que consegue optar por colocar a força motriz nas duas rodas traseiras ou nas duas dianteiras.

Assim, muito resumidamente, a tração nas quarto rodas (AWD) permite uma maior adaptação a todos os terrenos. A tração dianteira (FWD) é mais económica, não apenas no que diz respeito ao consumo, mas também em relação à manutenção. Por úlimo, na tração traseira (RWD), as rodas motrizes encontram-se no eixo traseiro.

O sistema AWD (all wheel drive) é capaz de tracionar todas as suas rodas de maneira automática, não importando qual seja a condição de uso do carro. Afinal, para funcionar, esse sistema não necessita de um comando específico do condutor. Por esse motivo, a tração AWD também pode ser chamada de integral e permanente.

Tração AWD
AWD é abreviação de All Wheel Drive ou Todas as Rodas Motrizes, esta configuração possui tração integral a todo o momento diferente da 4WD que é possível escolher entre 2 ou 4 rodas motoras.

Os superesportivos deste comparativo você pode encontrar na Karvi!

  • FORD MUSTANG. Dentro de uma lista com os melhores carros com tração traseira, e, como dissemos em sua maioria esportivos, não poderia faltar, o lendário, Ford Mustang. ...
  • NISSAN GT-R. ...
  • CHEVROLET CAMARO CONVERSÍVEL. ...
  • MERCEDES-BENZ CLASSE C 180.

A tração 4x4 permanente, ou tração 4x4full time, é um sistema que transmite a potência às quatro rodas em simultâneo. Um diferencial na caixa de transferência possibilita que esteja sempre em 4x4 em qualquer piso.

Existem dois tipos de carros com tração nas quatro rodas. A maioria dos veículos são "part time", ou seja, contam com uma caixa de transferência de onde saem dois eixos-cardã e não têm diferencial central. Veja algumas dicas de como usar o 4x4: - Não use a tração 4x4 no asfalto.

A tração 4×2 representa um veículo com tração em duas de suas quatro rodas. Ou seja, a potência do motor é distribuído somente para duas rodas, podendo ser o par dianteiro (tração dianteira) ou traseiro (tração traseira).

4 × 4 significa simplesmente que o veículo tem quatro rodas e o torque pode ser entregue a cada uma das rodas. 4 × 2 significa, como você provavelmente pode imaginar, um veículo com quatro rodas no qual o torque é entregue a apenas duas rodas.

Dessa forma, o nível de desgaste dos pneus é mais igualado. Além disso, quando novos pneus forem comprados, eles devem ir diretamente para a parte traseira do carro. Assim, os pneus que antes estavam atrás e que estão menos desgastados devem ir para a frente, substituindo os pneus carecas.

Diferentemente da integral, nela é possível escolher se o tracionamento deve ser nas quatro rodas ou se o condutor prefere tração em apenas duas. Em alguns carros é possível realizar essa alteração por meio de um botão. Ela é utilizada em terrenos íngremes como em situação de neve, lama e travessia em rio.

Motor central
Isso garante a distribuição de peso quase sempre fique em 60% na traseira e 40% ou em alguns casos chegue a ser de 50% em cada eixo. Por ocuparem um espaço no centro do carro, o motor central acaba por extirpar a possibilidade de bancos traseiros, sendo geralmente carros de dois lugares.