Qual é a melhor semana para o bebê nascer?

Perguntado por: anunes2 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Nem antes, nem depois. Pontualidade é a palavra de ordem para um nascimento seguro e saudável: entre 37 e 42 semanas de gestação, mas, preferencialmente, de 39 a 40 semanas e seis dias, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

27% entre 39 semanas e 39 semanas e 6 dias; 32% entre 40 semanas e 40 semanas e 6 dias; 13% entre 41 semanas e 41 semanas e 6 dias, o “Termo Tardio”: 1% acima de 42 semanas (tal percentual está diminuído devido às induções realizadas na 41a semana).

2,5% dos partos só irão acontecer após 42 semanas, podendo ir até 44. Essa diferença é fisiológica, mesmo em gestações bem datadas e sem levar em consideração a margem de erro de 2 semanas que pode ocorrer pelo ultrassom ou pela data da última menstruação.

4 sinais de que você está entrando em trabalho de parto

  • encaixe do bebê;
  • início das contrações;
  • ruptura da bolsa amniótica;
  • perda do tampão mucoso.

"Bebês que se aproximam de quatro quilos perto das 39 semanas é contraindicação relativa de parto vaginal", diz. "Mas se a mulher entra em trabalho de parto e evolui, tudo bem".

“Um bebê que nasce com menos de 39 semanas tem duas ou três vezes mais risco de morbidade”, afirma Raquel Lima. Entre eles, patologias respiratórias, distúrbios metabólicos, mais chance de ter hipoglicemia, icterícia mais severa e dificuldade de sucção para mamar.

Para situações de gravidezes com baixo risco de complicações, a Organização Mundial de Saúde recomenda que seja oferecida às mulheres a possibilidade de indução de trabalho de parto a partir das 41 semanas de gestação (40sem+7dias), não recomendando a sua realização antes desta data (WHO, 2018).

Eventualmente a futura mamãe poderá se queixar de dores no umbigo. É bom que você saiba, que 98% das mulheres não dão à luz na data prevista, ou seja, o bebê poderá nascer 2 semanas antes ou depois dela.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

O bebê, já encaixado, se. mexe bastante e as contrações de treinameto já são. sentidas. É hora de verificar se está tudo pronto para a.

Meninos ficam mais tempo no útero, afirmam estudiosos suecos. Segundo a pesquisa, os meninos são mais propensos a esticar sua estada no útero do que as meninas, mas as razões para que os bebês do sexo masculino demorem mais a nascer ainda não foram identificadas. Em média, os homens ficam um dia a mais no útero.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

Quando se aproxima a hora do parto a gestante pode sentir a barriga endurecer e ter contrações que não duram muito tempo. Antes de sair para a maternidade, a recomendação é tomar um banho, repousar e observar se estas contrações se mantém e se são fortes e regulares.

Quando as contrações se tornam mais dolorosas, prolongadas, durando de 40 segundo a mais de 1 minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos, chegou a hora de ir para a maternidade. Mas é preciso cautela.

Quando a barriga da gestante fica maior na parte inferior, é popularmente chamada de barriga baixa, que é um indício de que o parto está próximo. Este formato ocorre quando o bebê entra na posição cefálica, ou seja, com a cabeça para baixo e fixada na pélvis, o que acaba pressionando a barriga para baixo.

Você está no seu último mês de gravidez e seu bebê pode chegar a qualquer momento. A maioria das mulheres dá à luz entre a 38a e a 42a semanas, mas alguns poucos bebês chegam exatamente na data prevista para o parto.