Qual é a melhor rotina de trabalho?

Perguntado por: aagostinho3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Reserve um tempinho todos os dias para planejar suas atividades do dia seguinte e faça também um planejamento semanal ou mensal, dependendo das suas necessidades. E não se esqueça de registrar: seja em agendas, aplicativos de celular ou planilhas.

Veja algumas dicas de como planejar sua rotina.

  1. Tenha horários bem definidos. Definir horários é fundamental para que seu dia flua de forma equilibrada. ...
  2. Defina as prioridades. ...
  3. Faça anotações em uma agenda. ...
  4. Use a tecnologia como aliada. ...
  5. Não deixe de separar um tempo para o descanso.

Vou descrever um dia típico na minha semana, então.
...
Quando volto, sigo uma rotina pré-estabelecida que se parece mais ou menos com isso:

  1. checar agenda.
  2. tarefas do dia.
  3. e-mails.
  4. tarefas no contexto (GTD)
  5. tarefas que passaram da data.
  6. tarefas delegadas.
  7. tarefas que estou esperando.
  8. processar tarefas novas.

Em uma rotina de trabalho flexível, as pessoas têm mais tempo para atividades de lazer durante o dia. Dessa forma, é possível não apenas trabalhar e cumprir obrigações, mas também ter mais tempo para realizar atividades que tragam prazer e satisfação pessoal, além de conviver mais com a família e com os amigos.

O profissional eficiente tem a capacidade de realizar suas tarefas dentro do menor período possível.

7 coisas para fazer em casa e aproveitar o seu tempo durante a quarentena

  1. Aprender algo novo.
  2. Criar o hábito de leitura.
  3. Começar um novo hobby.
  4. Fazer exercícios em casa.
  5. Investir na organização da casa.
  6. Dançar.
  7. Descanse a mente.

Organização pessoal: aprenda a montar um cronograma da rotina

  1. E porque semanas? ...
  2. Planeje e organize a rotina previamente. ...
  3. Lembre-se de priorizar tarefas. ...
  4. Existem ferramentas bem úteis para montar cronogramas de organização pessoal. ...
  5. Hora de distribuir as tarefas. ...
  6. Autoanalisar o andamento de tudo é essencial.

5 dicas de como lidar com o excesso de trabalho

  1. ELIMINE O DESNECESSÁRIO. Quanto mais tarefas você tiver para fazer, mais organização será necessário. ...
  2. PLANEJE. Para evitar estresse, planeje seu dia. ...
  3. EXCESSO DE TRABALHO: SE ORGANIZE! ...
  4. USE MAIS TECNOLOGIAS. ...
  5. EXCESSO DE TRABALHO: TENHA HÁBITOS POSITIVOS.

A depressão e a ansiedade podem ser causados ou agravados pela falta de rotina no dia a dia. Assim, o inverso também ocorre. As sensações de cansaço, desânimo e falta de energia causadas pela depressão levam ao abandono de tarefas.

Veja abaixo cinco dicas importantes para você adotar no dia a dia:

  • Durma de 6 a 8 horas por dia. ...
  • Alimente-se bem. ...
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. ...
  • Pratique atividades físicas. ...
  • Realize check-ups periodicamente.

No primeiro dia, você irá receber muitas informações de uma só vez e poderá ficar perdido com tanta coisa que terá que aprender em pouquíssimo tempo. Então, a organização é essencial para que você não se perca nesse momento.

No primeiro dia, você pode optar por roupas mais neutras, com cores básicas: branco, bege, cinza, azul marinho e preto são alguns exemplos. Na hora de escolher o que usar, considere a sua área de atuação também. Nem sempre é preciso usar roupa social e salto. Maquiagem mais leve também é uma boa dica.

Quais são os tipos de jornada de trabalho? A jornada de trabalho celetista pode ocorrer nas escaladas 6×1, 5×1, 5×2, 4×2, 12×36, 24×48.

Existem quatro formas corretas para indicar que uma carta, envelope, sobrescrito, encomenda,… seguirá aos cuidados de uma determinada pessoa.

Na modalidade de horário livre, o colaborador pode decidir quando vai ou não exercer suas atividades de trabalho durante a jornada estabelecida. Aqui, ele tem total liberdade para cumprir seus horários, desde que siga as normas estabelecidas pelo contratante.

Definição de eficiência
Capacidade de realizar bem um trabalho ou desempenhar adequadamente uma função; aptidão, capacidade, competência”. “Qualidade do que é passível de aplicação vantajosa; proveito, serventia, utilidade”. “Atributo ou condição do que é produtivo; desempenho, produtividade, rendimento”.