Qual é a melhor refeição do dia?

Perguntado por: lneves4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Os alimentos são o combustível que o nosso corpo precisa para se manter ativo. Certamente, você já ouviu dizer aquela frase sobre o café da manhã, “refeição mais importante do dia”, mas sabe o porquê disso?

Procure comer alimentos que contenham melatonina - o hormônio do sono - ou magnésio, que ajuda no relaxamento. Como por exemplo: mel, aveia, banana, iogurte, leite, nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes.

Na alimentação noturna, tanto a fruta quanto chás podem ser boas alternativas para o consumo. Para um jantar leve e saudável, um bom prato de saladas, temperado com azeite extravirgem e alguns farelos, como semente de linhaça ou de girassol, torna-se uma ótima opção noturna.

7 alimentos que saciam (e não engordam)

  1. 1 – Folhas verdes. ...
  2. 2 – Proteínas magras. ...
  3. 3 – Tofu. ...
  4. 4 – Linhaça. ...
  5. 5 – Aveia. ...
  6. 6 – Farelo de trigo. ...
  7. 7 – Maçã

Neste caso, algumas outras opções de bebida com cafeína são alguns tipos de chá, como o chá preto, chá verde e o mate. Eles podem ser utilizados para fazer diferentes receitas, como o chai, o chá mate, o matcha e etc.

Nozes: amêndoas, amendoim, nozes e castanha-do-pará; Probióticos: iogurte natural, kombucha e kefir; Legumes: brócolis, couve-flor, repolho, espinafre, alface, repolho, cenoura e tomate; Óleos vegetais: azeite de oliva, óleo de abacate e óleo de linhaça.

O hábito de comer de três em três horas é defendido por muitos nutricionistas mas não precisa ser seguido tão à risca. Ou seja, você deve comer sempre que sentir fome, sem esquecer de realizar as 3 refeições principais e no máximo 6.

Além de garantir o aporte nutricional do dia, ainda favorece a cognição. Quando falamos em saúde cardiovascular, os estudos que defendem a prática do jejum para manter a saúde em alta são escassos e parecem não ser convincentes.

O nutrólogo Mauro Fisberg explica que o melhor é tentar se regrar. “Acordar mais cedo é questão de treino, de hábito”. Acordou tarde? O ideal é comer um pouco menos para fazer a refeição seguinte com mais tranquilidade.

Há estudos indicando que alimentos ricos em açúcar, carboidratos simples ou bebidas açucaradas próximos da hora de dormir promovem uma "entrada extra" de energia no organismo, deixando-o mais desperto, o que pode dificultar a hora de dormir.

No entanto, consumir alimentos refinados, como pães, doces e fast-foods, em excesso e com frequência, especialmente à noite, pode levar a um desequilíbrio no metabolismo dos carboidratos, já que nesse horário a produção de insulina não é tão eficiente quanto pela manhã.

Maçã e kiwi aparecem na lista da nutricionista Gabriela Cilla

  • Maçã
  • Uva.
  • Abacate.
  • Kiwi.
  • Banana.

Sua avó estava certa: tomar um leitinho antes de se deitar pode realmente ajudar você a dormir melhor. A bebida contém triptofano, um aminoácido envolvido na produção de serotonina e melatonina, que são fundamentais na regulação do sono.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.

Sabe-se que comer ovos no café da manhã aumenta a saciedade, diminui a ingestão de calorias na próxima refeição e mantém os níveis de açúcar no sangue e insulina. Além disso, os ovos podem ser consumidos à tarde no almoço, em lanches intermediários e no período da noite.

Comer manga e banana à noite normalmente não faz mal, mas pode causar má digestão, azia e refluxo, se consumida em grande quantidade ou muito próximo da hora de dormir.

Alimentos com alto índice glicêmico aumentam os níveis de uma proteína chamada triptofano, utilizada pelo corpo para produzir a serotonina, um neurotransmissor que induz ao sono. O problema de comer o arroz à noite é que o metabolismo neste período fica reduzido.

limão

De acordo com os estudiosos, a fruta mais saudável do mundo é o limão. Após 27 alimentos, a opção conseguiu alcançar 100% das necessidades nutricionais em 100 calorias, conta levada em consideração na análise.

Os 6 melhores alimentos do mundo

  1. Leite materno. É sabido que o leite materno é o melhor alimento que existe, e segundo especialistas não há nenhum que chegue perto da sua qualidade. ...
  2. Ovo. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Azeite de oliva. ...
  6. Cúrcuma.

Água, carboidratos, gorduras e proteínas são classificados como macronutrientes. Já os micronutrientes são os minerais e as vitaminas. São necessários ao organismo, porém em menor quantidade se comparado aos macronutrientes”, explica a Dra.