Qual a melhor posição para um idoso dormir?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 12 votos

A melhor posição para dormir é de lado, com um travesseiro de altura média, pernas flexionadas e travesseiro entre os joelhos.

Não perca 5 dicas valiosas sobre como cuidar de idosos à noite

  1. Deixe o ambiente agradável. ...
  2. Entenda que cada idoso é de um jeito. ...
  3. Evite atividades que prejudiquem o sono do idoso. ...
  4. Fique preparado caso o idoso queira ir ao banheiro. ...
  5. Esteja atento para um eventual problema ou emergência.

Jantar. A janta deve ser uma refeição leve e muito nutritiva. Por isso, sugerimos as sopas feitas com muitos vegetais e com proteínas em quantidades moderadas. Além de serem completas em macro e micronutrientes, elas ajudam na hidratação.

Diminuição da melatonina (hormônio do sono)
Isso acontece porque a melatonina, o hormônio que avisa o nosso organismo que está na hora de dormir, tem seu pico máximo aos três anos de idade e, conforme os anos vão passando, sua produção diminui.

Isso porque a doença causa a atrofia da parte do cérebro que controla a temperatura do corpo e a produção de melatonina, um hormônio que nos ajuda a dormir, o que estabelece uma ligação direta entre Alzheimer e sono.

A insônia em idosos é um problema multifatorial. Diversos fatores que são capazes de impactar na qualidade do sono, entre eles doenças e distúrbios que são bem comuns durante essa fase da vida.

Suco nutritivo para idosos
A beterraba possui potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, zinco, carboidratos, proteínas e fibra solúvel. Já a laranja auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e tem alto teor de Vitamina C.

Uma das principais causas da fraqueza nas pernas em idosos e adultos de modo geral é a sensível diminuição das reservas de nutrientes, vitaminas, proteínas e sais minerais que geralmente ocorre a partir dos 40 anos.

Nosso coração está do lado esquerdo do corpo, e dormir dessa forma impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos.

Dormir de barriga para cima é totalmente prejudicial? Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

Nos momentos de crise, o ideal é tratar o idoso com carinho. Dedique-se a atividades que façam ele se sentir amado, pois dessa forma ele se acalma e a situação volta ao controle com mais rapidez. Não só abraços e cafunés, mas também conversas e pequenas coisas que o distraiam é uma forma de mostrar zelo e carinho.

Uma pessoa idosa que fica muito tempo com os olhos fechados pode indicar sinais que merecem atenção. Pode se tratar de algum problema na visão ou de demência. Quando ficamos idosos, acabamos mais suscetíveis a doenças nos olhos, e que também podem afetar a visão.

Praticar atividades físicas, comer bem, ter momentos em família e dar atenção ao bem-estar são hábitos para considerar. Entre as opções de terapias, existe a meditação para relaxamento. Essa é uma prática que pode ser adotada por pessoas de todas as idades e é especialmente benéfica para idosos.

Por isso, as frutas (maçã, banana, laranja, melancia, frutas vermelhas, dentre outras), peixes (como o salmão e atum) e até mesmo as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e afins) não podem faltar na alimentação.

A ingestão de alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras, deve ser evitada para não favorecer o aumento da gordura corporal e o risco de sofrer com problemas cardíacos. O bom equilíbrio dos nutrientes em cada refeição é o que garante o ganho de massa muscular.