Qual é a melhor pomada para micose de pele?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Cetoconazol Creme é um medicamento dermatológico utilizado para tratar infecções de pele causadas por fungos ou leveduras, como micoses, frieira e pano branco. Este creme dermatológico possui potente capacidade de combater micoses, fornecendo um alívio rápido na coceira procedente deste tipo de infecção cutânea.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

A seguir falaremos um pouco mais sobre os tipos mais conhecidos e as diferenças entre eles.

  • Tinea corporal. A tinea corporal pode ser causada pelo fungo Trichophyton ou Microsporum. ...
  • Pano branco. ...
  • Frieira. ...
  • Candidíase. ...
  • Micose de Unha.

O Sabonete Liquído Anti Fungos ajuda a prevenir infecções cutâneas, ele tem um efeito reconhecido sobre fungos e bactérias. Além disso, devido à ação do Cetoconazol e do Óleo de Melaleuca que mantem a hidratação da pele e previne o aparecimento de Micoses e bactérias.

O tratamento vai depender do tipo de micose e deve ser determinado por um médico dermatologista. Podem ser usadas medicações locais sob a forma de cremes, loções e talcos ou medicações via oral, dependendo da intensidade do quadro. O tratamento das micoses é sempre prolongado, variando de cerca de 30 a 60 dias.

O profissional podólogo pode ajudar no tratamento, indicando essa solução: álcool iodado a 1% ou 2% xilol iodado a 1% . Deve-se aplicar no local até sarar.

Fluconazol trata e previne a Candidíase, de origem vaginal e balanite, bem como infecções na pele e unhas causadas pelos fungos do mesmo gênero.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

O modo de transmissão das micoses também é bastante variado. As dermatofitoses são transmitidas por meio do contato direto da pele com áreas contaminadas. É importante evitar o contato com animais infectados, andar calçado em locais de uso comum, como chuveiros, piscinas, saunas, terra e areia da praia.

O cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina é um medicamento para ser aplicado na pele, combate infecções bacterianas e micoses, acompanhadas de inflamação.

O valerato de betametasona pomada é indicado para o tratamento de lesões inflamatórias da pele, tais como: eczemas (dermatite ou inflamação da pele); psoríase (placas avermelhadas e grossas com descamação branco prateada), exceto para psoríase disseminada (quando as lesões estão muito espalhadas pelo corpo);

A paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica grave causada por fungos dimórficos (aqueles que podem existir nas formas bolor, hifal, filamentosa na natureza, e como levedura em parasitismo), do gênero Paracoccidioides e que estão presentes no solo.

Câncer de unha pode ser confundido com micose.

"As micoses superficiais mais comuns são: pitiríase versicolor, dermatofitose/tinha ou tinea e candidíase", explica o Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

O tratamento da micose no pé é feito através de pomadas antifúngicas com substâncias como cetoconazol, isoconazol e fluconazol. Normalmente, é recomendado passar a pomada nos pés entre 2 e 3 vezes ao dia, no período determinado pelo médico.

Causas e Sintomas
Nas unhas, as micoses podem causar deformidade das unhas, placas brancas ou unhas grossas e quebradiças. Já no couro cabeludo, a infecção pode se apresentar como uma área circunscrita sem cabelo, alguma descamação e inúmeros pontos pretos.

É doença sistêmica de distribuição universal causada pelo fungo dimorfo Histoplasma capsulatum, que afeta primariamente os pulmões.