Qual é a melhor panela para fritar salgados?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

É impossível falar de panela para fritar alimentos sem mencionar o alumínio. Isso porque é uma panela prática e bem acessível. Ela é boa para fritura pois o calor é distribuído bem pela panela e, assim, você terá uma fritura por igual, dourada e crocante.

A pesquisadora lembra, ainda, que panelas de ferro, de inox e de pedra-sabão não devem ser usadas para frituras de alimentos imersos em óleo, tanto por propiciarem uma temperatura muito elevada ao óleo (favorecendo a formação de compostos tóxicos), como por fomentar a formação de compostos tóxicos através dos minerais ...

óleo de coco

O melhor óleo para fritura é o de coco
O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Quando o assunto é fritura submersa em óleo, como é o caso de salgadinhos, fritar em panela antiaderente também não é recomendado. Além de seu revestimento não ser adequado para receber tanto óleo, esse tipo de preparo também exige fogo alto, que deve ser evitado, lembra?

Pode fazer fritura em panela esmaltada? Nesse caso, o ideal é utilizar uma frigideira esmaltada. Mas nada impede de utilizar uma panela esmaltada para fazer fritura.

As panelas com revestimento PTFE são consideravelmente mais baratas que as produzidas em cerâmica e oferecem ótimos resultados em relação aos alimentos que são preparados, permitindo que eles sejam feitos com pouco ou nenhum azeite ou óleo.

O inox impede que a comida entre em contato com os metais mais pesados, mas o desgaste e a má higienização desse tipo de panela pode trazer graves riscos à saúde. Alguns dos problemas mais graves estão relacionados ao níquel, que em altas concentrações pode causar dermatite, problemas nos rins e até câncer nos pulmões.

Panelas que liberam resíduos nocivos à saúde devem ser evitadas, enquanto materiais como teflon antiaderente, vidro temperado, cerâmica, pedra sabão e ferro fundido podem ser apostas para pratos mais saudáveis.

As Panelas em Alumínio Antiaderente podem ser utilizadas para cozinhar, fritar ou assar. Alguns modelos podem ser levados ao forno e deste para a mesa.

Praticidade: tanto as panelas de vidro, como aquela panela com tampa de vidro permite ficar de olho no preparo dos alimentos sem precisar abrir a tampa toda hora; Preparar alimento no vapor: além das frituras, as panelas de vidro também são ótimas para preparar alimento no vapor.

Para saber se uma panela de aço inox possui níquel, basta aproximar um ímã de geladeira. Se ele grudar, então a graduação da panela é 18/0 e não contém níquel. Se não grudar, ela é feita com níquel, pois esse elemento neutraliza o efeito do ferro em atrair ímãs.

A quantidade de óleo vai depender muito do seu equipamento e quantidade que será frito. Geralmente usamos 3 litros para cada 1000 salgadinhos fritos.

O melhor é não usar o óleo novamente depois de um período de seis horas e evitar fritar um alimento na gordura que já foi utilizada em outro preparo.

Os pesquisadores recomendam apenas que as pessoas tomem mais cuidado com os tipos de produtos que escolhem usar. E ainda recomendam não usar panelas antiaderentes, especialmente aquelas que usam produtos de Teflon.

Qual é a temperatura ideal para fritar alimentos? Com a panela ideal, o óleo deve ser aquecido em fogo médio ou baixo, para não queimar, por aproximadamente 10 minutos. Para saber se o óleo atingiu a temperatura ideal para fritar alimentos, jogue um pedaço de pão e verifique o tempo que ele leva para dourar.

Porém, não é recomendado a técnica de fritura neste tipo de panela pois a degradação do óleo ocorre mais rapidamente, formando compostos prejudiciais ao organismo.

Panelas de cerâmica
É extremamente seguro porque não é reativa ou tóxica.