Qual é a melhor marca de ventilador?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Características dos melhores ventiladores

  • 1 – Arno Eole Infinite. ...
  • 2 – Arno Turbo Force VF49. ...
  • 3 – Arno Ultra Silence Force VU40. ...
  • 4 – Britânia Mega Turbo 50 Six de Coluna. ...
  • 5 – Mallory Air Timer TS+ ...
  • 6 – Mondial Classic NV-45-6P. ...
  • 7 – Mondial Turbo Pro 55 VM-PRO-55. ...
  • 8 – Mondial Maxi Air Control VTE-04.

Ventilador turbo
A nomenclatura “ventiladores turbo” significa que esses modelos são potentes e ventilam mais que os outros modelos, garantindo grande quantidade de ar espalhado no ambiente, como esse modelo de ventilador turbo Philco.

Fique atento às indicações dos modelos mais silenciosos e ao Selo Procel. - Se você deseja apenas um vento mais fraco, escolha um ventilador com até 250 RPM, mas caso você viva em uma região mais quente, opte pelos ventiladores mais velozes, ou seja, que oferecem mais rotações por minuto.

O ventilador Turbo Silêncio MAXX TS30 da Arno é uma opção boa para aqueles que desejam intensidade nos ventos sem fazer muito barulho no quarto. A linha MAXX é reconhecida por apresentar seis pás com uma hélice de trinta centímetros que são capazes de gerar ventos até quatro vezes mais fortes do que outros aparelhos.

Outro quesito avaliado pela associação foi a eficiência do produto, que relaciona a produção de vento com o consumo de energia. Os modelos Arno e Mallory também foram os que se saíram melhor nessa avaliação. Além deles, o Mondial NV-15 (R$ 69,90) recebeu nota máxima nesse quesito e foi considerada a escolha certa.

Entre todos os modelos, o ventilador de mesa é o mais econômico, enquanto o ventilador de teto é conhecido por gastar um pouco mais. Para calcular o consumo de energia de um aparelho elétrico, basta saber a potência em watts do eletro e dividir por 1.000.

O principal indicador que aponta para a força do ventilador de teto é o número de rotações por minuto (RPM), que normalmente fica entre 250 e 700 RPM. Quanto maior for esse número, mais forte será o vento produzido.

“De acordo com a Eletrobrás, um ventilador de teto consumiria 28,8 kWh (medida de consumo de energia elétrica) por mês, se ligado 8 horas por dia, todos os dias.

O que é um ventilador turbo? Diferentemente dos ventiladores convencionais, o ventilador turbo é um modelo que promete oferecer maior potência e fluxo de ar, mas com uma vantagem: sem emitir altos ruídos.

Nebulização: Essa é uma funcionalidade em que o ventilador silencioso produz uma névoa úmida que aumenta a sensação de frescor.

Arno Ultra Silence Force VU40

Qual é o ventilador de mesa mais silencioso? O modelo mais silencioso de ventilador de mesa é o Arno Ultra Silence Force VU40. Este é o mais forte e silencioso ventilador já feito pela Arno.

A potência comum de um ventilador de mesa é de 70 a 130W, já o ventilador de teto costuma ter motor em torno de 120 a 150 W de potência. Portanto, é importante calcular e estar ciente sobre o consumo do aparelho.

A vida útil de um ventilador é em média de 10 anos, mas isso irá depender de alguns fatores que influenciam na durabilidade do produto.

Quanto mais pás o seu ventilador tiver, maior será a sua capacidade de espalhar o ar pelo ambiente. Ventiladores com apenas 2 pás normalmente têm um fluxo de ar bem próximo ao centro. Se for de teto, você sentirá o vento apenas embaixo dele.

Melhores ventiladores de coluna de 2023

Mallory Neo Air 15 Air Timer TS+Melhor ventilador de coluna
Arno VD4CMelhor construção
Mallory Delfos TS+Outra boa opção
Mondial VSP-40C-BMelhor custo-benefício
Ventisol 30cmVentilador de coluna barato

“A principal ideia do ventilador é circular o ar do ambiente. Por isso, o ideal é você escolher um aparelho de acordo com o tamanho do seu espaço”, afirma Rodrigo Bernardello. Segundo ele, é preciso ficar atento à altura do aparelho, número e tamanho das pás, força do motor, vazão de ar e potência.

Agrava as alergias e causa doenças respiratórias
Ou seja, faz mal dormir com ventilador ligado, porque ele causa um impacto direto com suas vias respiratórias e pode debilitá-lo e torná-lo mais propenso a vírus e bactérias na parte respiratórias.

Não tenha dúvidas, os ventiladores também estão entre os eletrodomésticos que consomem mais energia nas residências.