Qual é a melhor marca de paquímetro?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Veja abaixo nossa lista dos melhores paquímetros do mercado:

  • Paquímetro Vernier Digital - Adaskala. O mais resistente. ...
  • Paquímetro Plástico - Nove 54. O mais barato. ...
  • Paquímetro para Sobrancelha - Marco Boni. ...
  • Paquímetro Digital - Mtx. ...
  • Paquímetro em Metal - Western. ...
  • Paquímetro Universal Metálico - Mtx.

Os modelos mais conhecidos e empregados do mercado são: Paquímetro Universal, Universal com Relógio, Profundidade e Digital.

Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).

Micrômetro – Quando um paquímetro não é suficiente para medir dimensões reais, o micrômetro surge como excelente instrumento de medição. Proporciona medir diversas espécies de objetos com aproximação de 0,01 mm ou de 0,001 mm e tem forte utilização na indústria mecânica.

Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, no qual desliza um cursor. O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite ler frações da menor divisão da escala fixa.

A resolução do instrumento é 0,1 mm.

micrômetro

O micrômetro é um instrumento com precisão milesimal muito utilizado para a medição de pequenas peças com extrema exatidão, assim como o paquímetro, que vimos anteriormente. Ele serve para medir espessura, altura, largura e profundidade de peças menores.

Paquímetro duplo Serve para medir dentes de engrenagens. Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe, e ideal para controle estatístico.

Além da falta de habilidade do operador, outros fatores podem provocar erros de leitura no paquímetro, como, por exemplo, a paralaxe e a pressão de medição.

Paquímetro de profundidade
Este paquímetro, como o nome sugere, é usado por profissionais que buscam precisão em medidas de profundidade. Normalmente possuem hastes ou ganchos usados para este propósito, e são usados para medir profundidade de furos, rasgos, etc.

Os paquímetros digitais Mitutoyo são instrumentos de medição precisos e avançados usados para medir a distância entre duas superfícies opostas, internas ou externas, bem como a profundidade e altura de uma peça.

A trena é um instrumento que mede com precisão paredes, pisos e a maioria dos elementos construtivos em uma obra.

O equipamento mais usado na topografia é o taqueômetro, que mede os ângulos horizontais, verticais e as distâncias lineares de um terreno. O nível topográfico e os lasers-scaners também são comuns na topografia.

Procedimentos para zerar um paquímetro digital.

  1. 1° - Limpar as faces do instrumento.
  2. 2° - Encostar as faces do paquímetro aplicando a força correta.
  3. 3° - Segurar o botão “origin” por alguns segundos. Após isto, o valor mostrado no display será definido como “0”.
  4. *Obs.

Os paquímetros digitais possuem uma segunda régua graduada que permite fazer uma aproximação para a leitura das dimensões de um objeto com maior precisão, denominada "nônio". A utilização de um paquímetro desse tipo não é tão simples, exigindo um certo preparo do operador na aproximação dos resultados através do nônio.

O nónio ou nônio é um dispositivo de medição inventado pelo matemático português Pedro Nunes. Através do nónio era possível efetuar medições com rigor de alguns minutos de grau, permitindo planear a navegação com uma margem de erro da ordem da dezena de quilómetros.

Como medir:
Após colocar a peça na parte correta do paquímetro é observar onde o 0 (zero) da parte móvel (nônio) está e com qual número da parte fixa ele está coincidindo, isto indicará o primeiro número da medida.