Qual é a melhor marca de bobina de ignição?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 20 de maio de 2023
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NGK

A NGK – multinacional japonesa especialista em velas, bobinas e cabos de ignição – conquistou o prêmio Os Melhores do Ano 2021, promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa-RJ).

Os sintomas mais comuns perceptíveis são: carro gastando além do normal, com falhas ou ruídos agudos e com desempenho abaixo do esperado – esse último motivo também pode ser por conta do combustível adulterado.

Tipos de bobina e cabos
Os cabos de ignição, por sua vez, podem ser de três tipos: com núcleo de cobre com resistência de supressão de interferências (nos conectores); com resistência ativa de carbono; de fibra de vidro com resistência indutiva.

No que respeita ao material do núcleo, as bobinas podem ser de quatro tipos essencialmente distintos: com núcleo de ar; com núcleo de ferro; com núcleo de pó de metal; e com núcleo de ferrite.

Ademais, nesse momento ou quando o veículo se encontra em alta velocidade pode haver “engasgos” regulares do motor. Aliás, se este apresenta vibrações mesmo em ponto morto, também denuncia problemas na bobina. Porém, um sintoma clássico está relacionado à liberação de fumaça preta e odor de gasolina pelo escapamento.

Uma falha no sistema de ignição também pode ser uma das causas do superaquecimento do motor, já que esse problema pode atrasar o tempo de disparo da vela e superaquecer o motor por conta da má queima do combustível. Por isso, veja se a sua bateria automotiva está carregada e evite os problemas elétricos.

Confira o conteúdo?

  1. Dificuldade para dar a partida.
  2. Queda de desempenho.
  3. Aumento no consumo de combustível.
  4. Marcha lenta irregular.
  5. Alguns sinais visíveis de que a vela de ignição está com problema.

Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim.

Superaquecimento das velas de ignição
O derretimento parcial do eletrodo central por alta temperatura pode se dar por vários motivos, tais como: Uso inapropriado de velas muito quentes. Sujeira na câmara de combustão. Defeito nas válvulas.

Respondendo à pergunta do início deste texto, o reparo do componente até é possível. Mas como envolve um processo de remanufatura, o método mais barato e rápido para solucionar o problema é simplesmente fazer a troca da bobina de ignição.

O valor da indutância de uma bobina é determinado pelo tamanho e formato da mesma, número de espiras e o material de que é feito o núcleo. O espaçamento entre as espiras da bobina também influi no valor da indutância. Onde: L: indutância, em henry (H).

A alta temperatura ou queima da bobina geralmente é provocada por anormalidades da corrente primária, ou seja, intensidade de corrente acima do normal ou tempo de ligação muito longo. As possibilidades são listadas a seguir: Tensão de alimentação (alternador) alta. Falta do pré-tensor ou resistência baixa.

A aplicação correta aqui nesse caso seria a bobina prata E12 (039) ou a azul K12 (054)! Em tempo: Bobinas que são para o Fusca a platinado: Bosch E12 (039) e K12 (054).

No sistema de ignição, a bateria é responsável por gerar uma pequena descarga elétrica, que é enviada para as bobinas de ignição.

Ela é responsável por gerar a alta voltagem, que produz uma faísca e acende a mistura ar-combustível no motor. E, sem essa combustão, o veículo não pode funcionar.

A bobina, também conhecida como indutor ou solenóide, trata-se de um dispositivo passivo capaz de armazenar a energia elétrica gerada num campo magnético. É formada por um fio condutor elétrico enrolado em si próprio ou em redor de uma superfície também condutora. As suas voltas são chamadas de espirais.

Os motores de relutância variável ( também chamado de motores de relutância variável chaveada) possuem de 3 a 5 bobinas conectadas a um terminal comum.

As bobinas também são encontradas nos carros, pois elas auxiliam na partida do motor, e é conhecida como bobina de ignição, além disso, também podemos encontrar as bobinas em diversos aparelhos eletrônicos. Podemos mencionar que na maioria dos alto-falantes são encontradas uma bobina, eletroímã.