Qual é a melhor linha para soltar pipa?

Perguntado por: rgoulart4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A melhor linha para soltar a pipa é feita de barbante. É importante evitar o uso das linhas metálicas, assim como as linhas chilenas, pois são proibidas por lei. Uma linha que pode substituir o barbante, pode ser aquela composta por nylon, que é bem mais resistente e eficiente para gerar diversão a quem brinca de pipa.

“Foi percebida a evolução do cerol para a linha indonésia, que em tese corta 10 vezes mais que o cerol. Ela é mais resistente e corta mais do que a linha chilena”, explica o guarda municipal de classe distinta, Thiago Heleno.

Linhas chilenas titanium de competição, A melhor linha chilena para combates e festivais de pipa do brasil.

Com a COVID-19, criou-se, ainda, outra lei, que proibi a venda de cerol ou linha chilena. Isso porque, nesse período de quarentena, as crianças e adolescentes estão mais sujeitos a utilização e a comercialização do uso de linha cortante em pipas, papagaios e similares.

Conforme a lei, se caso a pessoa for apanhada soltando pipa com linhas contendo cerol, linha chilena ou outros materiais cortantes que forem apreendidos pela Guarda Municipal, será aplicada multa no valor de R$ 1 mil, e em caso de crianças, a penalidade será aplicada aos pais.

Linha de Pipa Fio 4 Vermelho Pró Combate 6000 jardas.

As linhas Vera Cruz são reconhecidas por serem altamente resistentes à força da pipa, pois possui um processo de fabricação único que permite grande tensão de força sob as linhas, além de seu incrível acabamento, sendo uma linha fina e muito resistente.

Para brincar tranquilo, sem o perigo de ferir alguém, só com barbante de algodão. Nem os fios de nylon (de pesca) são indicados, pois cortam tanto ou mais que a linha que contém o cerol.

Qual a linha mais forte para empinar pipa? A linha mais forte e menos recomendada é a Linha Chilena, pois consegue ser quatro vezes mais forte que o próprio cerol, e em sua composição contém quartzo moído e óxido de alumínio.

A Fiscalização de Posturas da Prefeitura volta a alertar: usar linha chilena/indonésia ou o cerol (mistura de cola com vidro moído) nas linhas de pipa ou papagaio é proibido pela Lei Estadual nº. 17.201, de 04 de novembro de 2019, bem como pelas Leis Municipais nº. 1.770/1997 e 2.920/2019.

Enquanto o “cerol” é uma mistura de pó de vidro e cola, a linha chilena pode trazer em sua composição pó de quartzo, pó de pedra lima, e rejunte, já a linha indonésia é feita com linha de pesca composta por carbeto de silício, óxido de alumínio, óxido de alumínio cerâmico ou cimento.

Não existe irregularidade em soltar pipa em uma área aberta e segura. O que é proibido é usar linhas cortantes, como a chilena, a indonésia ou a com cerol. Vender, usar e transportar esse tipo de material é crime, com pena prevista de três meses a 1 ano de prisão.

O mero ato de empinar pipa fazendo uso da linha com cerol pode configurar delito de perigo para a vida ou saúde de outrem, previsto no Art. 132 do Decreto- Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Pe- nal), e punido com pena de três meses a um ano de detenção.

Recesso escolar e os ventos fortes de inverno são atrativos para a soltura de pipas, diversão para todas as idades.

Usar cerol, linha chilena ou outros materiais cortantes para empinar pipas e papagaios é prática proibida no Ceará. E pode terminar em tragédia. As lesões pelo contato com esta linha resultam em cortes profundos, amputações e até na morte das pessoas atingidas.

Enquanto o cerol é feito de uma mistura de cola e cacos de vidro muído, a linha chilena é produzida com pó de quartzo e óxido de alumínio, o que torna ainda mais cortante.

É importante frisar, também, sobre a linha chilena, que chega a cortar quatro vezes mais do que a linha com cerol.