Qual é a melhor linguagem do amor?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Beijos, abraços, cutucões com o cotovelo, mãos nos ombros, relações sexuais, toques suaves pelo corpo, mãos dadas, massagens, carinhos, entre outros gestos representam essa linguagem do amor. Mais do que saber que o amor existe, algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente esse sentimento.

Essas linguagens são: palavras de afirmação, atos de serviço, tempo de qualidade, toque físico e troca de presentes. Chapman afirma que qualquer ser humano é capaz de fazer uso dessas 5 linguagens quando ama alguém.

Elas representam a forma como cada pessoa ama ou a forma que cada um quer ser amado. Inclusive, há um livro chamado “As Cinco Linguagens do Amor”, escrito por Gary Chapman, que aborda exatamente as cinco maneiras de experimentar e expressar o amor.

O toque físico é uma linguagem do amor. Por meio dele, expressamos os nossos sentimentos promovendo um contato de pele na pele com a pessoa amada. Esse tipo de toque sempre deve ser consensual, não devendo jamais ser feito sem permissão da outra parte.

A teoria das “5 linguagens do amor” foi proposta pelo autor Gary Chapman em seu livro “The 5 Love Languages”. De acordo com Chapman, existem cinco maneiras diferentes de expressar e receber amor: palavras de afirmação, tempo de qualidade, toques físicos, presentes e atos de serviço.

As 5 Linguagens do Amor são:

  • palavras de afirmação;
  • tempo de qualidade;
  • dar presentes;
  • atos de serviço;
  • toque físico.

Conheça os 8 sinais de um relacionamento incompatível

  1. O futuro parece diferente para ambos. ...
  2. Argumentos constantes. ...
  3. Desejo de passar mais tempo com outras pessoas. ...
  4. A comunicação não acontece. ...
  5. Ninguém quer ceder. ...
  6. Valores e crenças muito diferentes. ...
  7. Vocês não conseguem ser vocês mesmos. ...
  8. O desejo de mudar o outro é muito forte.

A psicóloga afirma que eventos positivos ou negativos também podem provocar mudança sobre a preferência de linguagem do amor. Contudo, independentemente de qualquer situação, ela recomenda que se aprenda a valorizar outras formas de amor ao longo da vida.

É estar integralmente, ter qualidade de sentir e aproveitar a companhia, ouvir e ser ouvido, abraçar sem pressa, ficar junto, sorrir, amar, isso tudo deixando de lado a loucura e as cobranças externas e internas do dia a dia. Isso é tempo de qualidade!

As palavras de afirmação, também chamadas de reforço positivo, são uma maneira muito efetiva e importante de ajudar você a se conectar com seu pequeno, contribuindo para que se ele sinta amado, valorizado e reconhecido, tanto por sua capacidade quanto por seu esforço.

Como Demonstrar Amor

  1. Planeie o tempo: ser deliberado na preparação do tempo em conjunto, faz a pessoa sentir-se especial e claro amada!
  2. Esteja presente: é fácil estar presente fisicamente, mas, às vezes, a mente viaja. ...
  3. Seja afetuoso: um sorriso ao olhar para a pessoa, um abraço carinhoso…

As 5 linguagens do amor

  • palavras de afirmação;
  • tempo de qualidade;
  • presentes;
  • atos de serviço;
  • toque físico.

A probabilidade de a linguagem do amor de seu parceiro ser a mesma é improvável. Portanto, quando os casais têm línguas primárias diferentes, é provável que haja mal-entendidos” explica a psicóloga Camila Puertas.

O conceito é conhecido na Psicologia. “Tempo de qualidade” é um período em que dedicamos exclusivamente nossa atenção a alguém, com o objetivo é estreitar a relação com essa pessoa.

Este não é um problema, é uma característica. É um modo de como a sua mente funciona. Algumas pessoas são mais afetuosas, tipo grudentas, gostam de toques, outras não gostam de toque. E isto não significa que sejam mais insensíveis ou antipáticas.

Maneiras simples de fazer alguém que gosta de toque físico se sentir bem: Demonstrar afeto em público. Massagens. Ficar de mãos dadas.

Pessoas que têm como linguagem de amor o tempo de qualidade valorizam os momentos ao lado das pessoas que amam e gostam de estar conectados com elas. Esse tempo vai além da presença física, uma vez que diz respeito a estar presente de corpo e alma.

Quais são os diferentes tipos de linguagens do amor?

  • Palavras de afirmação.
  • Tempo de qualidade.
  • Toque físico.
  • Atos de serviço.
  • Presentes.

Adicionalmente, ter conhecimento das 5 linguagens do amor vai ajudar você a “ler” melhor os seus parceiros e parceiras, identificando o que é mais importante para eles e de que forma você pode manifestar o que sente por eles de maneira que se sintam amados.

Gary Chapman identificou cinco formas através das quais as pessoas expressam e recebem as manifestações de amor: palavras de afirmação; tempo de qualidade; presentes; atos de serviço; toque físico.

É natural esperar que o outro seja capaz de expressar seus sentimentos, e que retribua as manifestações de carinho que você dá. Mas há um fator que deve ser considerado: nem todas as pessoas têm facilidade para expressar sentimentos, e isso não significa ser insensível.