Qual é a melhor isca para pescar traíra?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

As iscas mais utilizadas para a pesca de traíra são as iscas soft e iscas spinner bait. Geralmente, as criaturas são as iscas soft. As iscas volumosas são compostas por material de silicone, que tem bastante vibração na água e, por isso, são as que mais despertam interesse.

A Traíra é um peixe carnívoro, alimentando-se de pequenos peixes, rãs e insetos. Espera a presa imóvel, junto ao fundo de lama ou em locas de pedras, desferindo um bote rápido e fatal. Na época da reprodução, as traíras se reúne em casais e preparam o lugar da desova. A Traíra é um peixe de escamas.

Qual o melhor horário para pescar traíra? Elas costumam caçar nas primeiras horas do dia e no final da tarde, principalmente no outono e na primavera. Caçam muito bem no meio dos dias de verão em locais rasos. Porém, a opção recai para locais mais fundos durante o inverno, na saída do sol.

ALTA TEMPORADA - VERÃO. Nos meses mais quentes do ano, entre dezembro e março, a atividade das traíras está no seu auge. Nessa época elas se alimentam bastante e também estão protegendo seus alevinos, após o período reprodutivo.

Pescadores são unânimes em afirmar que o fim da tarde é um excelente horário para pescar, assim como a manhã, seja no rio ou no mar. No entanto, é preciso atentar a algumas características peculiares. No caso dos rios, escolher locais perto de barrancos sempre é uma boa dica.

Embora seja uma espécie bastante agressiva, de dentes extremamente afiados e um corpo repleto de espinhos; a carne da traíra é bastante apreciada por ser sabor marcante. No entanto, o peixe não costuma ser explorado na piscicultura.

As iscas vivas são boas para qualquer tipo de peixe, e não seria diferente para com a tilápia. Entre as iscas vivas, como minhoca, a mais indicada é a minhoca “brava”. Além dela, o bicho da laranja também pode ser uma excelente opção caso você encontre.

Você pode utilizar iscas vivas para atrair anchovas e sororocas, como sardinhas, por exemplo, que é um dos pratos favoritos dos peixes que temos aqui como alvo. Essa espécie de peixe veio para o Brasil direto da América do Norte, por isso, ele sabe muito bem como lidar com o frio, o que não atrapalha a pescaria.

Caso deseje pescar traíra opte pela lua cheia, porque é mais simples de encontrar essa espécie na superfície. Como eles estão em busca de alimento, isso facilita a fisga desse peixe.

A época ou período dos acasalamentos vai de setembro até abril ou maio do ano seguinte. Os ninhos são escavados na terra do fundo da água em que eles vivem, são rasos e com um diâmetro de aproximadamente o comprimento desses animais.

Alimentação: Dieta predominantemente de peixes, também sapos e insetos. Reprodução: Desovam nos lagos e açudes em que vivem.

Onde fica o verme da traíra? O verme adulto é encontrado no esôfago, no pró-ventrículo e no intestino de aves aquáticas piscívoras.

As traíras podem atingir aproximadamente 70 centímetros de comprimento e 5 quilogramas de peso. Não se deve confundir a traíra com o trairão (Hoplias lacerdae) da Amazônia, que pode chegar a um comprimento de 1 metro e atingir um peso de até 18 quilogramas.

Anzol em aço super resistente e com muita facilidade de manuseio na pescaria é considerado um dos melhores anzóis para captura de traíras.

Existem duas categorias que são os tamanhos padrões mais utilizados. Um para fisgar peixes maiores, com os tamanhos de anzol 8, 6, 4, 2, 1, 1/0, 2/0, 3/0 e 4/0. Já a segunda categoria, é mais utilizada na pesca leve ou em competições, que são: 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14.

Para atrair os peixes, é possível utilizar iscas naturais ou artificiais. Como exemplo de isca natural, temos as minhocas e outros animais que podem ser usados, como alguns crustáceos. As artificias costumam ser mais utilizadas por não perecerem.

A dica é pescar um dia antes da lua cheia, devido aos efeitos que a lua causa na maré e nos peixes. Se não der, opte por fazer a pesca na fase da lua cheia, porque é quando os peixes estão mais agitados e próximos da superfície.

Esta é uma pergunta recorrente entre pescadores e muitas vezes levam a desistências de última hora. Alguns acreditam que sinal de chuva é igual a poucos peixes e fisgadas. Pois saiba que pescar nesses dias pode ser igualmente bom, ou até melhor, do que com o céu sem nuvens.