Qual é a melhor internet para Wi-Fi?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Segundo o Prêmio Melhor Escolha a internet banda larga mais rápida do Brasil é a da Vivo, com 101 Mbps de taxa de download. Em segundo lugar ficou a Oi, com 94 Mbps, em terceiro a Claro, com 88 Mbps e em quarto lugar a TIM, também com 88 Mbps.

Em geral, a maioria dos negócios pode sobreviver com uma velocidade de Internet de 10 – 25 Mbps por funcionário. É claro que suas necessidades específicas podem ser diferentes, como empresas que usam aplicações baseadas em nuvens ou realizam grandes transferências de arquivos.

Verifique o sinal Wi-Fi pelo Painel de Controle
Analise a rede em que está conectado. Se a conexão apresentar as cinco barras verdes, é sinal de que o sinal Wi-Fi está ótimo. Caso o status exiba três barrinhas ou menos, talvez seja a hora de estudar um reposicionamento do roteador.

O Nommi é um roteador móvel que permite acessar redes 4G em qualquer lugar do mundo – ou seja, ele leva conectividade com Internet para qualquer aparelho Wi-Fi. No entanto, mais do que um simples roteador, o Nommi também é um serviço, já que o fabricante oferece planos de redes 4G com cobertura em mais de 100 países.

Adiante, a pesquisa também mostra os três provedores de internet residencial mais rápidos do Brasil, sendo QnetFacil Provedor de Internet (751.4 Mbps), Tríade Fibra (715.7 Mbps) e Linkup Telecomunicações (683.37 Mbps), respectivamente, se aproximando da marca de 1 Gbps de velocidade.

Cem mega já seria uma conexão mais adequada para empresa pela capacidade, você consegue colocar varias pessoas em um mesmo link, fazer varias ligações simultâneas numa rede sem fio, ter um acesso de ótima qualidade para vídeo, para voz, para dados.

Com Oi Fibra 500 Mega dá pra fazer muita coisa! Esse plano é indicado para quem tá sempre online, que adora assistir a filmes e maratonar séries online sem travar, trabalhar, estudar, realizar videochamadas, baixar e enviar arquivos pesados e conectar vários dispositivos ao mesmo tempo com velocidade e estabilidade.

Mega é volume (quantidade) e mega (no plural) é volume por segundo. Como quase tudo que você faz na Internet utiliza menos de 10 (dez) mega, ter 100, 200, 300 ou 1000 Mega não faz diferença e é por isso que a UNE libera a Internet e não cobra mais nada por isso.

A maioria dos roteadores pode ter uma extensão entre 30 e 45 metros. A embalagem e o manual do seu roteador devem fornecer o número específico. Se você perdeu esses itens, procure o número do modelo na internet para encontrar seu alcance.

A velocidade de transmissão de internet também é importante para escolher bem o roteador. Enquanto modelos de frequência 2,4GHz possuem velocidade entre 150 Mbps (megabit por segundo) e 600 Mbps, os roteadores de 5GHz têm velocidade entre 800 Mbps, sendo que alguns superam 1300 Mbps.

Se a sua rede WiFi de repente ficou muito lenta, você pode estar lidando com o chamado ladrão de largura de banda, ou seja, um usuário ou aplicativo que usa substancialmente mais largura de banda do que outros usuários e aplicativos na mesma rede.

A potência de um roteador Wi-Fi é o que define o quão longe o sinal da internet pode chegar dentro daquele ambiente. Você já pode ter notado que os roteadores sempre são designados de acordo com sua capacidade de banda, que pode ser dupla (2.4Ghz de 5Ghz) ou tripla (2.4Ghz, 5Ghz ou 6Ghz).

A internet mais rápida – e a mais lenta
Já o Afeganistão é o país com a internet mais lenta do mundo, atingindo uma velocidade média de apenas 1,63 Mbps. Cuba (1,91 Mbps), Turcomenistão (2,05 Mbps) e Iêmen (2,63 Mbps) são outros destaques negativos do estudo.

A TIM levou a melhor no mais recente relatório de telefonia móvel divulgado pela Opensignal, empresa especializada em dados de velocidade de internet. A operadora de origem italiana alcançou qualidade “consistente” de acesso em 60,1% dos testes, contra 57,7% do anotado pela Claro e 56,3% no caso da Vivo.

Como é possível ver na imagem, a líder no quesito é a Vivo, que assim como as outras três operadoras, ficou acima da média, com 101 Mbps. Em seguida, temos a Oi (94 Mbps) e um empate na casa dos 88 Mbps entre Claro e Tim. A primeira colocação também não mudou quando o assunto é o ping e as taxas de upload.

Fibra, cabo, satélite: entenda os diferentes tipos de conexão à internet.