Qual é a melhor idade para ser pai?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Mas não por causa de complicações para a criança, mas sim relacionado com a possibilidade de mortalidade precoce do pai, quando ele é mais velho. Por outro lado, um estudo sobre paternidade realizado na Finlândia sugere que a idade mínima deve ser de 25 anos.

Auge da atração dos homens é aos 50 anos, e das mulheres aos 18, diz estudo.

Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

20 anos: tornar-se pai no começo da vida adulta, geralmente, provoca o amadurecimento do homem, além de satisfação pessoal. Entretanto, aceitar a condição de pai pode ser difícil no começo, uma vez que, na maioria dos casos, o jovem não se sente preparado psicologicamente para exercer a nova função.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez. O número de filhos depende, portanto, do número de mulheres com as quais o homem vai se relacionar. E idade não é problema.

Um estudo com 17.000 participantes de 13 países europeus apontou a faixa etária na qual as pessoas dizem ser a época mais feliz da vida: entre 30 e 34 anos de idade.

31 anos

A fase de sua vida em que a mulher está mais bonita é aos 31 anos. É o que diz um estudo britânico divulgado nesta segunda-feira. A pesquisa mostrou que mulheres entre 27 e 30 anos são consideradas mais atraentes do que garotas com idade entre 18 e 19 anos.

34 anos é a melhor idade para o homem, aponta estudo.

O espermograma é o exame básico da fertilidade masculina. A análise seminal tem dois aspectos: microscópico e macroscópico. O aspecto microscópico analisa as condições dos espermatozoides. Já o macroscópico avalia o líquido seminal.

Mas você sabia que ela pode mudar o corpo também? Isso mesmo. Não apenas o psicológico masculino fica mexido, como partes do corpo do pai se transformam com a chegada de um filho.

Ser pai pela primeira vez é uma experiência única, resultado da combinação entre personalidade e circunstâncias que marcam a história de vida. Fundamental destacar a presença de um bom médico obstetra, que transmitirá à mãe e ao pai a tranquilidade necessária para o momento especial.

Para a psicóloga, a condição financeira estável é o que leva muitos homens a planejar ser pai nessa faixa de idade. “Isso indica que o homem é organizado e teve um planejamento e cuidado maior com a carreira. Ele deve estar mais organizado emocionalmente e pode lidar melhor com situações difíceis”, diz Graciela Faria.

Aos 20 anos
Do ponto de vista médico, o período dos 20 aos 30 anos é considerado o ideal para a gravidez. Afinal, é nessa fase que a fertilidade da mulher está em alta, que o corpo apresenta um risco menor de ter problemas durante a gestação e de o bebê apresentar falhas genéticas, pois os óvulos são mais novos.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

O sêmen é o fluído orgânico viscoso que o homem expele durante a ejaculação. É formado por espermatozoides e líquidos da próstata e das vesículas seminais, além de secreções das glândulas bulbouretrais.

Pode acontecer. Se a mulher estiver ovulando, ou seja, na fase fértil, ela pode engravidar na primeira experiência sexual, sim.